Posse dos novos ACS

domingo, 11 de dezembro de 2011

Projetos de apoio ao aleitamento materno recebem prêmio

Folder III Prêmio Bibi Vogel
Ministério da Saúde entrega, nesta quinta-feira (10), o prêmio Bibi Vogel aos municípios que promoveram durante os anos de 2009 e 2010, ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno desenvolvidas em 2009 e 2010. A premiação será feita durante o encerramento do I Encontro Nacional de Tutores da Rede Amamenta Brasil, realizado em Brasília (DF). Rio de Janeiro e Curitiba foram os grandes vencedores enquanto que as cidades de Santos e Florianópolis receberão diploma de menção honrosa. O resultado do prêmio foi publicado no Diário Oficial da União no dia 31 de outubro.
Dos municípios inscritos para o III Prêmio Bibi Vogel, o Rio de Janeiro ganhou destaque por uma série de iniciativas criativas, como: o programa “Pai não é visita”, que incentiva a presença dos pais nas enfermarias; a implantação de diversos postos de bancos de leite humano do município; o trabalho articulado das Unidades Básicas de Saúde com as creches, promovendo o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável, além da possibilidade das servidoras que amamentam conseguirem um ano de licença maternidade. Para as comemorações da Semana Mundial da Amamentação de 2009, o município reuniu mil mães amamentando.
Em Curitiba (PR), as ações que mereceram destaque foram: a criação do PROAMA (Programa de Aleitamento Materno), que mantém uma equipe 24 horas por dia disponível para orientar mães com dificuldades ou dúvidas para amamentar nas unidades de saúde da cidade e o Programa Mama Nenê, resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de saúde e educação com o objetivo intensificar o aleitamento materno nas creches. Segundo dados da secretaria, em quatro anos o programa beneficiou mais de 1.300 bebês matriculados em 155 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e em 48 Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados. A intenção terminar o ano com mais de 1.600 crianças atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário