Posse dos novos ACS

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


Municípios recebem mais de R$ 15 mi para reduzir malária



Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde publicou a Portaria/GM nº 2.850, de 2 de dezembro de 2011, que autoriza repasse de recurso financeiro para 47 municípios dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, nesta segunda-feira (5/12). Eles foram contemplados no Projeto de Expansão do Acesso às Medidas de Prevenção e Controle da Malária para Populações Vulneráveis da Amazônia Brasileira. Foram repassados mais de R$ 15 milhões pelo Ministério da Saúde, recursos destinados a apoiar as ações de instalação dos mais de 1.100.000 mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração para o controle da malária.

Além dos recursos repassados pelo governo federal, os municípios receberam do Projeto 194 microscópicos para ampliar a rede de diagnósticos da malária, 39 novas caminhonetes, 250 mil testes rápidos para diagnóstico da doença e outros 250 mil testes serão importados nos próximos meses. Patrocinado pelo Fundo Global de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária, instituição com financiamento público e privado e sede em Genebra, o Projeto foi lançado no final de 2009 e tem por meta reduzir os casos de malária em 50% até 2014, a contar dos dados epidemiológicos de 2007. Os principais objetivos são apoiar os municípios no controle da doença; aumentar os pontos para diagnóstico; distribuir mosquiteiros; aumentar o envolvimento das comunidades em regiões de risco; e estimular o trabalho conjunto com os países vizinhos.
A Campanha de Mobilização contra a Malária, lançada este ano, é marcada pelo estímulo ao uso adequado dos mosquiteiros, pela conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e pelo incentivo à realização do tratamento completo. A campanha almeja envolver os moradores dos 47 municípios atendidos pela iniciativa e localizados em seis estados da região amazônica, considerada, no tocante à malária, área endêmica do país.
Estatísticas - Atualmente, cerca 243 milhões de casos e 863 mil óbitos são registrados, por ano, em todo o planeta. As regiões mais afetadas são África, América do Sul e Ásia. No Brasil, 49 milhões de pessoas vivem em áreas de risco. Em 2010, o país registrou aproximadamente 310 mil casos confirmados, 4.500 internações e 79 mortes relacionadas à doença.
Projeto – O Projeto de Expansão do Acesso às Medidas de Prevenção e Controle da Malária para Populações Vulneráveis da Amazônia Brasileira é uma iniciativa patrocinada pelo Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária. O projeto é realizado pela Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e pela Fundação Faculdade de Medicina (FFM), por meio da Unidade Executora do Projeto (PEU) e do Ministério da Saúde.
Campanha - A Campanha de Mobilização contra Malária pretende levar informação e promover a mobilização de entidades, governos e da própria população. Diversos materiais serão produzidos para servir de suporte às ações: calendários, gibis, DVDs, jornais, folders, outdoors, mensagens de áudio, site e anúncios para televisão e rádio, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário