Posse dos novos ACS

terça-feira, 27 de dezembro de 2011


Amazonas inaugura novo Núcleo de Captação de Órgãos



O Governo do Amazonas inaugurou, no último dia 22, no Hospital e Pronto-Socorro Doutor João Lúcio, um novo núcleo para a captação de doadores de órgãos no estado. A unidade de alta complexidade, que atualmente responde por mais da metade dos órgãos obtidos para transplante, passa a ter um espaço dedicado exclusivamente ao trabalho de orientação e convencimento de familiares dos potenciais doadores atendidos no hospital.

O núcleo no João Lúcio vai reforçar a captação de órgãos, trabalho que também é realizado no Instituto Médico Legal (IML). Compõe o novo núcleo uma equipe especializada na captação de múltiplos órgãos formada por profissionais de diversas áreas da saúde, entre psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos. Com o reforço, a expectativa é aumentar a quantidade de doações e o número de transplantes realizados na rede estadual de saúde.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o núcleo para captação de doadores funcionará articulado com a Coordenação Nacional de Transplantes, o que também permitirá o envio de órgãos captados no Amazonas para transplante em outros Estados brasileiros. “O João Lúcio tem sido nossa principal fonte de captação de órgãos para transplante. Por essa razão, estamos abrindo um espaço onde as pessoas que agem na captação, na conversa com as famílias, poderão fazer um trabalho ainda melhor. Nós poderíamos estar fazendo mais transplantes não fossem as sérias dificuldades com doadores”, disse Alecrim.
No hospital, o trabalho de sensibilização começa quando é feita a notificação da morte encefá

Nenhum comentário:

Postar um comentário