Posse dos novos ACS

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Apoiadores da Rede Cegonha se reúnem para oficina de trabalho



A estratégia Rede Cegonha, voltada à qualificação e humanização da assistência à mulher e ao bebê no Sistema Único de Saúde, conta com o trabalho de apoiadores institucionais para a estruturação desta rede de assistência nos estados e municípios. De hoje (7) até a próxima sexta-feira (9), os apoiadores estarão reunidos, em Brasília, durante a primeira oficina de discussão e organização do trabalho destes profissionais de saúde no contexto da Rede Cegonha. Eles vão atuar em todos os estados para contribuírem com a qualificação da assistência obstétrica e neonatal no SUS.

A oficina possibilitará o compartilhamento, a atualização e o debate de estratégias para a consolidação da Rede Cegonha. A expectativa é que o encontro também fortaleça o afinamento entre os apoiadores e as Coordenações de Saúde da Mulher nos estados. “Esta será a primeira oportunidade para esclarecimento e pactuação das ações de apoio institucional à Rede, em âmbito nacional, possibilitando a articulação das pessoas que têm a missão direta de implementar as ações de saúde”, explica o coordenador da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, Gustavo Nunes de Oliveira.
Alguns apoiadores institucionais da Rede Cegonha já estão atuando nas maternidades do SUS, como é o caso daqueles que trabalham em unidades localizadas na Amazônia Legal e no Nordeste. Para a escolha dos apoiadores foram utilizados critérios como o conhecimento da estrutura de assistência e gestão do SUS e das redes de atenção, além do conhecimento sobre o funcionamento de uma maternidade, a humanização do parto e nascimento, os direitos sexuais e reprodutivos (que materializam as diretrizes da Rede Cegonha) e as melhores evidências científicas de Atenção ao Parto e Nascimento Seguros e Humanizados, preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Durante a oficina está prevista a discussão e validação do Guia de Apoio Institucional da Rede Cegonha, que está sendo elaborado com base no trabalho dos apoiadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário