Posse dos novos ACS

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011


Dengue | Como se prevenir em casa antes de viajar


Férias é período de viajar e descansar. Mas quando o assunto é o mosquito da dengue, o momento é de ação. Nos meses de verão, os casos costumam aumentar e, por isso, todo cuidado é pouco para evitar os focos do inseto. É importante verificar a casa antes de viajar.

Estimativas mostram que 90% dos focos de dengue estão localizados nas casas das pessoas. “Se a viagem for de até uma semana, basta fazer as ações de prevenção antes porque o mosquito Aedes precisa de uma semana para completar o ciclo”, disse o superintendente em Vigilância em Saúde da Prefeitura do Rio, Marcio Garcia.
Em viagens maiores, o cuidado deve ser redobrado. Segundo o epidemiologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro Edimilson Migowski, o importante é vedar bem todos os recipientes que possam acumular água. Ele diz que nada que possa acumular água pode ficar aberto, principalmente porque o verão é caracterizado por grandes temporais. “Então, é bom deixar as garrafas de cabeça para baixo e os pneus cobertos. Até garrafas de cerveja e copos da água são objetos em potencial para o surgimento de criadouros do mosquito”, explicou.
Tome nota
Caixas D’água - Devem ser vedadas e as calhas limpas.
Recipientes – Tonéis, baldes, galões, garrafas PET e de cerveja devem ser fechadas ou deixadas de cabeça para baixo. O mosquito pode deixar larvas até em copos plásticos deixados destampados.
Dentro de casa - As bandejas de ar-condicionado e de geladeira devem ser deixadas sem água e limpas antes da viagem. Não esqueça de deixar o vaso sanitário sempre fechado.
Piscinas cobertas – Quem tem piscina, deve cobri-la com lonas bem esticadas. Com a viagem, não haverá tratamento da água e, por isso, é importante evitar que o mosquito tenha contato com a piscina.
Plantas com areia – Vasos de plantas devem ser preenchidos com areia até a borda e deixados sem excesso de água. Pneus também devem ser cobertos.
Em condomínios – Ralos externos, canaletas para drenagem da água da chuva e fossos de elevador podem ser potenciais criadouros do mosquito. Deixe-os sempre tampados e, se possível com telas.
Sem limites – O epidemiologista Migowski alerta: “O mosquito da dengue não enxerga limites territoriais. Um foco em uma casa pode levar à contaminação do vizinho”.

Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário