Posse dos novos ACS

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Inaugurada primeira UPA 24h de Teófilo Otoni (MG)
Com capacidade para atender até 400 pessoas por dia, foi inaugurada nesta quarta-feira (28) a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) do município de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. A unidade amplia a assistência à população do município e reforça a rede de urgência e emergência na região, diminuindo a demanda por atendimento nos hospitais.

A UPA 24h de Teófilo Otoni possui 16 leitos e prestará atendimento de baixa e média complexidade 24 horas por dia, todos os dias da semana. O Ministério da Saúde garantiu o recurso de custeio anual de R$ 3,6 milhões. Esse valor poderá até dobrar com a adesão do município às ações de qualificação do atendimento.
Presente na solenidade, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, destacou a facilidade que os pacientes terão para serem atendidos na unidade. “Antes da UPA, quando a população precisava de assistência à saúde, recorria à atenção básica ou aos hospitais. Como ninguém escolhe a hora de passar mal, essa pessoa, que podia ter um problema simples, disputava espaço com quem teve um acidente vascular cerebral, derrame, sofreu violência, questões mais graves, por exemplo. A UPA vem para tentar resolver essa questão, faz parte da reorganização do SUS e é um sinal de avanço”, ressaltou o ministro.
Atualmente, há em Minas Gerais 21 UPAs 24h em funcionamento. Outras 66 novas unidades já foram habilitadas pelo Ministério da Saúde e estão em fase de implantação no estado. No Brasil, já são 130 UPAS 24h à disposição da população e 583 já habilitadas.
As UPAS 24h estão inseridas na rede Saúde Toda Hora, que está reorganizando a atenção às urgências e emergências no Sistema Único de Saúde (SUS). Nestas unidades, os pacientes são avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação por até 24 horas. Só são encaminhados aos hospitais caso haja necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário