Posse dos novos ACS

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dengue | Iniciativa de combate à doença é multiplicada em Rio Branco


A agente administrativa Heloísa Maria de Lima da Silva, moradora de Rio Branco (AC), conheceu de perto os sintomas da dengue. “Acredito que o foco de larvas do mosquito Aedes aegypti estava na minha própria casa. Depois do susto passei a ser bastante cuidadosa. Fiquei atenta para não deixar nenhuma água parada”, lembra.

Os cuidados não foram suficientes. Meses depois os sintomas voltaram: febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos. Foi em uma conversa com  Agentes de Saúde que ela percebeu que as medidas de combate à doença precisavam ser ampliadas. “Com a orientação dos agentes, percebi que minha casa não tinha mais criadouros, mas nos vizinhos, sim”. Foi então que o filho de Heloísa, Leandro Eric de Lima da Silva Souza, de 20 anos, comovido pelo sofrimento da mãe, tomou a iniciativa de organizar um mutirão com os amigos.
“Ele convidou os colegas para uma busca de viveiros do mosquito e para uma limpeza nos quintais da vizinhança. Eles aceitaram e decidiram que a cada 15 dias fariam a mesma ação, nas 21 casas da rua”, conta Heloísa. Desde então, eles passam nas residências e procuram vasilhames e garrafas para emborcá-las e evitar, assim, o acúmulo de água. A iniciativa foi recebida com entusiasmo pela vizinhança e atingiu moradores de outra rua.  “Um dos amigos aceitou o convite com a condição de que a mesma equipe também passasse na rua dele, que fica mais acima”, acrescenta Heloísa. A iniciativa teve sucesso: desde então, nenhum morador da área foi diagnosticado com dengue.
Participe também – Se você é servidor e realiza ações contra a dengue, entre em contato com a equipe de Comunicação Interna do MS pelo e-mail comunicacao.interna@saude.gov.br. Pequenas atitudes, como reduzir a oferta de recipientes com água parada, até ações de maior porte, como a realização de mutirões na vizinhança, podem ser divulgadas. A ideia é estimular práticas de combate ao mosquito e reconhecer a importância da ação de cada um na prevenção da doença.
Fonte: Comunicação interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário