Posse dos novos ACS

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Profissionais da Rede Básica de Palmas recebem capacitação sobre hanseníase

Foto: Antonio Cruz - ABr
Profissionais da Rede Básica de Saúde de Palmas participam, no período de 13 a 15 de dezembro, de capacitação sobre Hanseníase, ministrada por técnicos doMinistério da Saúde a 24 profissionais do Tocantins. O objetivo é qualificar e atualizar médicos, enfermeiros e fisioterapeutas nas ações de combate a doença. A capacitação acontece no auditório térreo do Anexo I, da Sesau, das 8h às 18h.
Atualmente existem, em Palmas, 92 pessoas em tratamento, mas este número pode ser ainda maior, devido a Hanseníase ser uma doença silenciosa e crônica que pode levar anos para ser descoberta, o que dificulta o diagnóstico e acarreta maiores danos à saúde do portador da doença.
Doença – A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta através de sinais e sintomas dermatoneurológicos (lesões de pele e comprometimento dos troncos nervosos, principalmente os olhos, mãos e pés). Quando diagnosticada e tratada na forma inicial, evitam-se as deformidades e seqüelas que tanto favorece o estigma social em torno da doença e a falta de informação. O contágio dá-se através das vias respiratórias, de uma pessoa doente portadora do Bacilo de Hansen não tratada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário