Posse dos novos ACS

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Paciente recebe primeiro transplante duplo de fígado de doadores vivos


Foto: Hospital Angelina Caron
Integralmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o transplante hepático com dois doadores vivos (duplo transplante) passará a ser rotina noHospital Angelina Caron, na região metropolitana de Curitiba, após o êxito da primeira cirurgia desse tipo, realizada no último dia 25 de novembro, mas só divulgada agora.
O paciente, o aposentado Darci Moacir Bladt, de 52 anos, que desenvolveu uma cirrose por consumo excessivo de álcool, recebeu parte do fígado do seu filho, Natanael Bladt Filho, de 22 anos e da sua sobrinha, Julian Bladt, de 26 anos. Darci ainda está internado e seu estado de saúde, segundo os médicos, é muito bom. Os doadores já receberam alta hospitalar. “Quando a gente tem um problema desses na família, não quer esperar, porque esperar uma doação é como receber o prêmio de uma loteria”, disse Natanael.
Há um ano, os parentes de Darci Bladt procuravam, entre eles, alguém com o mesmo tipo sanguíneo para doar uma parte do fígado. Depois de alguns exames, não encontraram um fígado de tamanho compatível. A cirrose não tem tratamento e as complicações da doença podem evoluir rapidamente, de forma fatal. No transplante intervivos convencional são doados 60% do fígado do doador, desde que essa parte temha a proporção de 0,8% a 1% do peso do receptor. Assim, um paciente cirrótico, com peso aproximado de 70 quilos (kg), precisa da doação de um fígado em torno de 560 a 700 gramas. Darci tinha sobrepeso, perfil comum a uma boa parte dos pacientes hepáticos. Pesando 86 kg, ele precisaria de um fígado de cerca de 860 gramas.
Isoladamente, os médicos informaram que Natanael e Julian nada podiam fazer, pois não tinham volume de tecido hepático adequado, em margens seguras para garantir o sucesso da cirurgia e a sobrevida do receptor. A cirurgia, de alta complexidade, teve duração de 17 horas. Foram necessárias três salas cirúrgicas e a participação de 15 profissionais. Ao mesmo tempo em que era feita a remoção da parte esquerda do fígado dos doadores, a hepatectomia, Darci recebia os novos órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário