Posse dos novos ACS

domingo, 11 de dezembro de 2011


Pacientes renais realizam encontro neste domingo, 11




Associação dos Pacientes Renais do Ceará realizará no domingo, 11 de dezembro, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado, o 1º Encontro Cearense de Pacientes Renais, na Casa de José de Alencar, Avenida Washington Soares, 6055, Alagadiço Novo. O encontro começa às 8 horas. Os participantes do encontro receberão informações sobre a doença renal crônica em palestra do presidente da Fundação do Rim, Paulo Rossas Mota. Em seguida haverá confraternização, com apresentação do sanfoneiro Waldonys. Cerca de 500 pacientes renais devem participar do encontro, com encerramento previsto para o meio-dia.

Estima-se que no Brasil 10 milhões de pessoas sofrem com a doença renal crônica em algum dos seus cinco estágios. Em todo o Ceará, 3.322 pacientes realizaram tratamento dialítico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no mês de outubro. A diálise é o tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo.
De acordo com definição da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), insuficiência renal é a perda das funções dos rins, podendo ser aguda ou crônica. Em alguns pacientes com doenças graves, os rins podem parar de funcionar de maneira rápida, porém temporária. A esta situação os médicos chamam de insuficiência renal aguda. Em muitas ocasiões o paciente necessita ser mantido com tratamento por diálise até que os rins voltem a funcionar.
Insuficiência renal crônica é a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Até que os rins estejam funcionando somente com 10 a 12% da função renal normal, pode-se tratar os pacientes com medicamentos e dieta. Quando a função renal se reduz abaixo desses valores, torna-se necessário o uso de outros métodos de tratamento, como diálise ou transplante renal.
Investimentos - No Ceará este ano, até o último dia 7 de dezembro, foram feitos 243 transplantes de rins, número superior aos 232 realizados em todo o ano passado. Desde 1998, quando a Central de Transplantes do Estado foi implantada, o total de transplantes renais soma 1.961. Além do aumento do número de transplantes, este ano os pacientes renais passaram a ter melhores e modernas condições para tratamento de hemodiálise. Foi inaugurada a Unidade de Hemodiálise do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), em maio deste ano. Lá, as sessões de hemodiálise ocorrem em 22 poltronas digitais. O serviço de diálise é feito com 19 máquinas modernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário