Posse dos novos ACS

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


Municípios recebem mais investimento para instalação de mosquiteiros

Foto: Elza Fiúza/ABr
Para reforçar a mobilização contra a malária nos 47 municípios mais vulneráveis a doença, o Ministério da Saúde vai repassar 15 milhões de reais. Os recursos vão ser direcionados para a instalação de mais de um milhão de mosquiteiros impregnados com inseticidas. Além dos recursos, esses municípios já  receberam 194 microscópicos para ampliar a rede de diagnósticos da malária, 39 novas caminhonetes e 250 mil testes rápidos para diagnóstico da doença.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o mosquiteiro é um objeto fundamental para reduzir cada vez mais os casos de malária no Brasil. ”Esse instrumento protege a pessoa e a sua família isoladamente, mas quando é utilizado por toda a comunidade, protege toda a comunidade. É um produto seguro para o ser humano. Ele quando é usado em larga escala por uma comunidade, é como se expelisse o mosquito transmissor da malária próximo da casa das pessoas”, detalha.
Padilha também destaca os resultados já alcançados nas ações de combate à malária. ”Nós estabelecemos que até 2015 vamos chegar a 50% da redução dos casos de malária tendo como base o ano de 2007. Mostramos nesse primeiro semestre que é possível  reduzir a malária no País com a parceria dos estados e municípios e com a sociedade”.
Os municípios beneficiados com a distribuição dos mosquiteiros estão localizados nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Atualmente, cerca de 49 milhões de pessoas vivem em áreas de risco de contaminação pela malária. No entanto, de janeiro a outubro deste ano, houve redução de 23% nos casos de doença em comparação ao mesmo período de 2010.
Fonte: Débora Rocha, Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário