Posse dos novos ACS

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Membros da 14ª Conferência Nacional de Saúde cobram regulamentação da Emenda 29


Três mil pessoas participaram de caminhada na Esplanada dos Ministérios, com faixas e cartazes, contra políticas de saúde pública

 


Participantes da 14ª Conferência Nacional de Saúde promoveram nessa quarta-feira (30) uma manifestação para reivindicar a regulamentação da Emenda Constitucional Nº 29, que destina 10% do PIB para o SUS. Em uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios, cerca de 3 mil manifestantes (segundo a Polícia Militar do Distrito Federal) criticaram, com faixas e cartazes, as políticas públicas do governo federal para a área da saúde. Os manifestantes também pediram a redução da jornada de trabalho dos profissionais de saúde para 30 horas por semana.
O secretário-geral da conferência, Francisco Batista Júnior, disse que não basta definir os recursos para a saúde. " Se nós conseguirmos mais recursos, mas não mudarmos a lógica do financiamento, da gestão, não criarmos uma carreira de profissionais do SUS, o financiamento não vai resolver. O equívoco, na base, se não for corrigido, não viabiliza o sistema" .
Para Expedito Solaney, secretário nacional de Políticas Sociais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o governo tem condições de garantir 10% da receita bruta para o SUS. " Defendemos o financiamento para a saúde, não a privatização do SUS. O dinheiro é fundamental para o funcionamento do sistema" .
A Conferência Nacional de Saúde vai até o dia 4 de dezembro e conta com a participação de representantes do governo federal, dos governos estaduais e municipais, organizações não governamentais, centrais sindicais e representantes da sociedade civil. Na pauta das discussões, as políticas públicas do SUS. A programação pode ser conferida na página do Ministério da Saúde na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário