Posse dos novos ACS

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011


Pela primeira vez MS vai avaliar a qualidade dos testes rápidos anti-HIV



Foto: Breno Biagiotti/UFSC
Pela primeira vez desde que foram implantados, os testes rápidos para detecção do vírus do HIV irão passar por avaliação externa de qualidade (AEQ). O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde concluiu, esta semana, capacitação de 287 profissionais dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e da rede indígena, que irão realizar o AEQ e treinar outros profissionais de saúde para fazer a avaliação de qualidade dos testes rápidos anti-HIV e da sífilis. O curso também capacitou os profissionais para a nova plataforma de teste rápido para HIV e sífilis.
“A ideia do AEQ é avaliar a execução, o transporte e o armazenamento dos testes, não a qualidade dos mesmos, que já foi atestada. ”, ressaltou o diretor-adjunto do Departamento, Eduardo Barbosa. Segundo ele, a avaliação dos profissionais será individual e completamente sigilosa, com o objetivo de o profissional fazer uma auto-avaliação de seu trabalho.
A expectativa do Departamento é que a avaliação externa de qualidade para testes rápidos para o HIV seja implantada já no primeiro semestre de 2012 e a AEQ para o teste rápido para sífilis, no segundo semestre. A partir daí, serão realizadas avaliações contínuas, três vezes por ano.
A capacitação, que foi realizada em parceria com o Laboratório de Biologia Molecular e Micobactérias da Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Alfredo da Mata, foi baseada na metodologia Dried Tube Specimens (DTS). O método consiste em painéis contendo amostras secas, com reatividade pré-definida, que são enviadas ao CTA onde serão hidratadas e submetidas aos testes rápidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário