Posse dos novos ACS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Usuários recebem carta para avaliar atendimento do SUS


Ministério da Saúde começou a enviar ontem a Carta SUS, uma espécie de carta-resposta aos usuários do SUS para saber como foi o atendimento durante o tratamento e internação. É mais uma forma de a Ouvidoria Geral do SUS avaliar por meio de sugestões, críticas e denúncias a qualidade dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

carta contém os dados do cidadão, como em qual hospital ele teve o tratamento, o procedimento realizado e o valor que o SUS pagou por esse procedimento. E para a qualificação de todo o Sistema Único de Saúde, há o questionário de cinco perguntas para saber a satisfação do cidadão quanto ao serviço prestado. Essa parte é destacável e pode ser enviada, gratuitamente, ao Ministério da Saúde, que firmou parceria com osCorreios para essas postagens.
Nessa primeira remessa, estão sendo postadas 648 mil cartas a usuários que ficaram internados em leitos do SUS em setembro passado. O diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, Luis Carlos Bolzan, ressalta a importância do novo meio de comunicação: “É mais um instrumento que o Ministério da Saúde coloca à disposição para permitir que a população acompanhe o serviço e avalie a qualidade dele. Isso também fortalece o controle social da população sobre o serviço recebido e é mais uma forma de garantir transparência da gestão pública do SUS”.
O empresário de Curitiba Pedro Viana, 56 anos, sofreu, em julho do ano passado, um acidente de moto, no qual machucou a coluna e a cabeça. Ele foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, onde ficou internado durante 15 dias. Ele foi o primeiro cidadão a receber a Carta SUS. “Eu fui muito bem atendido lá e se não fossem eles, eu não estaria aqui. Foi uma surpresa saber que fui o primeiro a receber a carta, é uma honra mesmo, pois renasci por causa do SUS. Minha avaliação é positiva, vamos depender de cada brasileiro a responder essa carta e esperar que eles passem a informação correta. É o que vou tentar fazer. Eu gostaria que todo brasileiro, na hora que receber a carta, dê a real importância que ela tem para mudar a situação do nosso País. Essa é uma questão de cidadania”, destaca Pedro.
Saiba mais:
Mônica Plaza / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário