Posse dos novos ACS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Fórum destaca importância das práticas culturais na promoção da saúde

Foto: Emilia Goulart
No Espaço Saúde e Cultura Frida Kahlo do Fórum Social Temático 2012 (FST), que acontece em Porto Alegre até o dia 29, a arena lotada é marcada pela diversidade. Na manhã de ontem – o primeiro dia do evento -, grupos africanos, parteiras, comunidade indígena, quilombola, movimentos sociais do Brasil inteiro e instituições de saúde e cultura estiveram representados por cores, estilos e ideias. Todos reunidos por um único objetivo: mostrar a importância das práticas culturais na promoção da saúde.
Aos 74 anos, a parteira Maria dos Prazeres ainda se emociona ao falar sobre sua experiência, que lhe proporciona estar sempre próxima da vida. Ela é uma das mulheres que representam a Rede de Parteiras Independentes do Nordeste no FST. A fala espontânea reproduz uma mensagem importante: a de que a profissão deve ser reconhecida. “Vi um dia uma pessoa falando que realizou um parto na rua e que ficou emocionada. Uma pessoa que faz mil partos, como uma parteira, está navegando na emoção”, exemplificou Maria, que ainda falou sobre os desafios e dificuldades da profissão. “Parteira é uma profissão milenar que deve ser reconhecida”, complementou.
A coordenadora da Rede Saúde e Cultura e da Coordenação de Programas e Projetos da Fiocruz Brasília, Luciana Sepúlveda, falou sobre os desafios que envolvem a temática saúde e cultura. “A saúde é multidimensional e engloba meio ambiente, cultura, educação e práticas sociais. Temos o desafio de fazer com que se consiga romper cada vez mais essas divisórias para trabalhar de uma forma mais articulada”, disse.
Segundo o representante da Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Reginaldo das Chagas, esta é a primeira vez que a Secretaria participa do Espaço no FST. “O Ministério da Saúde tem buscado se aproximar do movimento social. A participação no Fórum Social Mundial é uma vontade do Ministério de ouvir a população. Estamos aqui mais para ouvir do que falar”, explicou.
O diretor da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Márcio Beloth, falou sobre a importância do evento. “O Fórum Social Mundial é um movimento importante para a vida e para a cultura. É importante olhar para o saber cultural, originado no movimento social. Se cultura e saúde não andarem juntas, não produziremos nem saúde e nem cultura”.
Nayane Taniguchi / Fiocruz Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário