Posse dos novos ACS

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


Atenção a dores por causa da água no ouvido





Foto: Web Rádio Saúde
O verão é a estação do ano em que as crianças mais aproveitam as brincadeiras no mar e na piscina. Mas é preciso cuidado. Uma queixa muito comum é o incômodo causado pela água que entra no ouvido.O otorrinolaringologista do Hospital Federal da Lagoa, ligado ao Ministério da Saúde, Leopoldo Simões, explica que a água em contato com o ouvido faz com que a pele e a cera aumentem de volume.
O especialista orienta como agir nesse caso. ”Saiu da piscina ou saiu do mar, é preciso pingar duas ou três gotinhas de álcool. Caso seja só bolha de ar ou algum fragmento de pele isso aí desidrata e o paciente melhora, caso não melhore tem que procurar o especialista.”
Para os pacientes que costumam sofrer com o problema frequentemente o médico recomenda usar protetores de ouvido.  ”Eles podem usar uns tampões de silicone, ou seja, aqueles tampões feitos sob medida – um plugue que é feito em casas que vendem aparelhos para audição. Não recomendo usar esses silicones que é comprado em farmácia porque são silicones muito moles e ele acaba muitas vezes por deixar pedaços dentro do ouvido.”
O especialista explica também que o ideal é, antes do verão, procurar atendimento médico para receber orientação adequada.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário