Posse dos novos ACS

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012


Casos de conjuntivite aumentam com a chegada do verão



Foto: Corbis Images
Com a chegada do verão é comum o aumento do número de casos de conjuntivite devido a alergias, contaminações por bactérias e vírus. Nesse período do ano, as pessoas costumam viajar para o litoral do País para aproveitar a praia ou uma boa piscina. A exposição nesses locais pode facilitar o contágio da conjuntivite. Isso ocorre na maioria dos casos da conjuntivite bacteriana, que é causada por alguma contaminação na água.
A oftalmologista do Grupo Hospitalar Conceição doMinistério da Saúde, Helena Pakter, relata os primeiros sinais da doença por transmissão alérgica e bacteriana. ”Inicialmente a parte branca do olho, a conjuntiva, que é aquela membrana que reveste o olho, começa a ficar vermelha e pode dar a sensação de ter areia no olho. E quando ela é bacteriana como começa a vim bastante secreção amarelada que se acumula no canto do olho de manhã. O paciente pode acordar com as pálpebras coladas e bastante lacrimejamentos. Inicialmente não há uma diminuição da visão, mas sim um desconforto”.
Helena os pacientes sobre o cuidado com o uso dos colírios para combater a conjuntivite.  ”Alguns colírios que a gente usa para conjuntivite bacteriana elas podem até piorar o quadro da conjuntivite viral. Então, quando o paciente apresentar esses sintomas de conjuntivite não deve se auto medicar. Fazer higiene, compressa geladinha que pode ajudar nos dois casos. E se não há melhora dos sintomas, aí sim deve se consultar para ver o melhor tipo de colírio que deve se usar”.
Outros cuidados após contrair a conjuntivite, segundo a oftalmologista, é evitar colocar a mão na área afetada, lavar as mãos com frequência e jamais ingerir ou usar medicamentos por conta própria, sem orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário