Posse dos novos ACS

sábado, 21 de janeiro de 2012


Hospital Roberto Santos (BA) recebe ferramenta Kan Ban



Foto: Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia
Uma ferramenta desenvolvida pela indústria automotiva do Japão será empregada no Hospital Geral Roberto Santos para desafogar a emergência da maior unidade de saúde pública da Bahia. Descrito pela primeira vez como “controle de produção”, o Kan Ban (nome da ferramenta) utiliza as cores vermelho, amarelo e verde para acompanhar todas as etapas do processo produtivo. “Vamos implantar o Kan Ban na emergência do Roberto Santos para fazer uma completa radiografia do setor”, afirmou o apoiador do Ministério da Saúde, Altair Massaro, que está prestando consultoria ao hospital no projeto S.O.S Emergências.
“A partir do Kan Ban será possível saber, por exemplo, os motivos pelos quais os pacientes às vezes ficam mais tempo ocupando leitos, quais as carências do setor, o que precisa ser feito para melhorar e garantir o atendimento ágil e humanizado a todas as pessoas atendidas na emergência”, disse.
O S.O.S Emergências foi lançado no final do ano passado pelo Ministério da Saúde no hospital Roberto Santos. A estratégia contempla 11 unidades hospitalares em sua primeira etapa. A expectativa é que as demais unidades também apliquem o Kan Ban na gestão de leitos, como também já foi feito pelo Hospital Miguel Couto (RJ).
Ferramenta – A simplicidade é uma das principais características doKan Ban. O vermelho significa que o ritmo de produção está muito abaixo do volume atingido nos últimos anos; o amarelo diz que a produção está abaixo do esperado, mas próximo da expectativa, e o verde demonstra que todos os índices estabelecidos foram atingidos ou superados. “Com a implantação desta ferramenta será possível monitorar o tempo médio de permanência de cada paciente na emergência e saber o que precisa ser feito com precisão para melhorar e dar mais eficiência ao atendimento”, ressaltou a diretora-geral do Roberto Santos, Delvone Almeida.
Para dar dinamismo ao Kan Ban, uma equipe multidisciplinar da emergência vai inserir em um sistema de informática todos os detalhes dos pacientes. “Depois de certo período, com o cruzamento dos dados, nós teremos uma visão clara do que acontece dentro do setor”, disse Altair Massaro.
Fonte: Luiz Francisco / Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário