MS habilita equipes do Programa de Internação Domiciliar
Sete unidades hospitalares da rede estadual de saúde da Bahia que já contam com o Serviço Internação Domiciliar (ID), foram habilitados pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 3.255, publicada no Diário Oficial da União. Com a habilitação, as equipes da ID, que eram totalmente financiadas com recursos do tesouro estadual, passam a ser mantidas com recursos federais. Foram habilitados pelo Ministério da Saúde os hospitais Geral Roberto Santos, Geral do Estado, Geral Ernesto Simões Filho,Manoel Vitorino e do Subúrbio, em Salvador; Regional de Juazeiro e Regional Dantas Bião, em Alagoinhas.
Pioneiro na Bahia, o programa de Internação Domiciliar foi implantado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em 2008. O programa presta assistência, no domicílio, a pacientes cujo quadro clínico necessite cuidados e tecnologias acima dos oferecidos em ambulatório, e que podem ser assistidos em casa por equipe de saúde específica para este fim, e cuidados por familiares orientados e monitorados pelos profissionais da equipe.
Atualmente o programa tem 26 equipes em atividade, atuando em 14 hospitais de 10 municípios. Somente no ano passado, um total de 1.514 pacientes foram admitidos e acompanhados pelas equipes da ID.
Fonte: Secretaria de Saúde da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário