Posse dos novos ACS

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Fiocruz avalia tuberculose em penitenciária do RJ



Foto: Fiocruz
Um estudo de epidemiologia molecular mostrou que cerca de 75% dos casos de tuberculose identificados em uma prisão brasileira estavam relacionados a infecções recentes, presumidamente adquiridas na prisão, o que demonstra a circulação massiva de cepas do bacilo da tuberculose neste ambiente. O estudo foi realizado pela Secretaria da Administração Penitenciária, em parceria com departamentos da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) – e o Laboratório de Microbiologia Celular do IOC/Fiocruz, em uma unidade carcerária altamente endêmica para a tuberculose, com 1,4 mil presos, no Rio de Janeiro.
A cura dos casos pode ser muito limitada se não estiver associada à diminuição da superpopulação carcerária e a intervenções que visem melhorar a ventilação e iluminação natural das prisões. No Brasil, onde cerca de 500 mil pessoas estão encarceradas, a tuberculose é altamente endêmica nas prisões. No Rio de Janeiro, a taxa de incidência é 30 vezes superior entre as pessoas presas do que na população geral; em algumas unidades prisionais, um preso em cada 20 tem tuberculose em atividade.
O estudo foi publicado no Epydemiology and Infection – Cambrige University Press 2011 e teve o objetivo de avaliar a circulação do Mycobacterium tuberculosis em uma prisão de alta endemicidade. O laboratório de bacteriologia da tuberculose do Centro de Referência Professor Hélio Fraga foi utilizado para realização da cultura para BK, além do teste de sensibilidade das cepas fornecidas para a pesquisa. A Ensp também forneceu a unidade móvel de Raio X do CRPHF, que possibilitou o rastreamento dos casos através de screening radiológico, totalizando 3.372 exames. O trabalho foi coordenado pela responsável pelo Programa de Controle da Tuberculose da Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Alexandra Sanchez.
Fonte: Fiocruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário