Posse dos novos ACS

quinta-feira, 3 de março de 2011

Preconceito contra pessoas obesas tem impacto direto na saúde

Quando pessoas têm interações negativas na vida social por conta desta condição, tal fato contribui para declínio da saúde física


Discriminação sentida por pessoas obesas pode ter impacto direto na saúde física, de acordo com pesquisa da Universidade de Prudue, nos Estados Unidos.
"Obesidade é um problema fisiológico, mas quando as pessoas têm interações negativas na vida social por conta desta condição, incluindo a sensação de ser discriminado, tal fato pode contribuir para o declínio da saúde física" , diz o doutorando em sociologia e líder do estudo, Markus H. Schafer. "Descobrimos que cerca de um terço das pessoas com obesidade grave nos Estados Unidos enfrentam algum tipo de experiência discriminatória. Parece que muitas dessas pessoas estão internalizando o preconceito e o estigma que sentem, e isso contribui para o estresse, o que acaba afetando a saúde."
De acordo com relatórios dos Centros de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos, 34% dos note-americanos são obesos e outros 34% estão acima do peso. E estar acima do peso é uma predisposição para a obesidade, que expõe as pessoas a maior risco de desenvolver câncer, doenças cardíacas, diabetes e outras complicações que afetam a qualidade de vida.
O estudo
O estudo da equipe de Purdue comparou índices de massa corporal à percepção de discriminação de peso relatada por pessoas que participaram de uma pesquisa anterior. O levantamento foi baseado em dados coletados pela pesquisa National Survey of Midlife Development in the United States que, em 1995 e 2005, perguntou a 1.500 pessoas, com idades de 25 a 74 anos, questões relacionadas ao envelhecimento e à equidade em saúde.
"Como esperado, aqueles que eram obesos tiveram um desempenho pior em saúde global, quando eles eram entrevistados dez anos depois", diz Schafer. "Mas nós descobrimos que havia uma diferença entre aqueles que se sentiam discriminados e os que não."
Cerca de 11% dos indivíduos moderadamente obesos e 33% daqueles severamente obesos que relataram discriminação por causa do peso, apresentaram queda mais acentuada ao longo do tempo em suas capacidades funcionais, tais como a capacidade de subir escadas ou carregar objetos de uso diário . " Capacidade funcional é uma medida fundamental para o estado de saúde" , observa Schafer.
"Temos visto um progresso considerável para combater a discriminação racial e de gênero nos Estados Unidos, mas o iceberg de discriminação peso ainda recebe pouca atenção", afirma o professor de sociologia Kenneth F. Ferraro, que estuda a obesidade e envelhecimento. "Este é um paradoxo interessante, pois como a taxa de aumento da obesidade no país, era de se esperar que o preconceito anti-gordura diminuiria. Campanhas de saúde pública para controle de peso são necessários, mas o estigma que muitas pessoas obesas experiência também cobra um pedágio em saúde ", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário