Posse dos novos ACS

segunda-feira, 7 de março de 2011

Pesquisadores desenvolvem autópsia baseada em tomografia computadorizada

Procedimento pouco invasivo detecta causa da morte por meio de uma pequena incisão no pescoço


Realização de autópsias com apenas uma pequena incisão no pescoço. Este é o procedimento desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha. De acordo com informações publicadas no site BBC Brasil, o novo método, que envolve o uso de um aparelho de tomografia computadorizada (TC), obteve 80% de acerto na determinação da causa da morte.
A TC é capaz de identificar traumas, fraturas, além de evidências de câncer em todo o corpo. No entanto, a tecnologia não é capaz de mostrar claramente danos no coração sem a realização de incisões. Por este motivo é necessário fazer um corte no pescoço para examinar o órgão mais precisamente. Na incisão é inserido um cateter que chega até o coração e injeta ar. A TC é então utilizada para verificar a existência de doenças cardíacas.
Até o momento, a técnica foi testada em 33 corpos e continuará a ser testada ao longo deste ano. "Esta é uma abordagem completamente diferente de uma autópsia", disse à BBC a dra. Sarah Saundres, líder do estudo."A primeira coisa que precisamos é de uma base significativa de provas científicas para convencer nossos colegas patologistas e legistas de que uma autópsia por tomografia computadorizada oferece exatamente a mesma informação que uma autópsia tradicional", conclui a pesquisadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário