Posse dos novos ACS

segunda-feira, 7 de março de 2011

Doenças sexualmente transmissíveis são as principais casas do câncer uterino

Unidade oncológica de RR mostra que dos 59 casos de câncer, no estado, 10 estavam localizados no útero e 49 de colo de útero

A Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), do Hospital Geral de Roraima (HGR), realizou 20 cirurgias de retirada de câncer uterino em 2010. De acordo com os dados fornecidos pela Unidade, o estado registrou no ano passado 59 casos de câncer, 10 estavam localizados no útero e 49 de colo de útero. Em comparação com os números de 2009, quando foram registrados 98 casos, houve redução de 39,79%.
Segundo o médico cirurgião da Unacon, Anderson Dalla Benetta, desde 2006, a a Unidade é a única de Roraima a fazer tratamento em pacientes com câncer uterino. Ele explica que 95% dos casos de câncer de colo de útero são causados pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), doença sexualmente transmissível (DST). Por isso, mulheres com multiplicidade de parceiros estão mais propensas para desenvolver a doença. " Os outros 5% são de alterações genéticas" , disse.
Além do uso de preservativos durante as relações sexuais, o ideal é que todas as mulheres, com vida sexual ativa, se submetam ao exame de diagnóstico precoce de alteração de colo de útero, isto é, o preventivo, para garantir a cura da paciente. " Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura" , afirma Dalla Benetta.
A maior parte das pacientes com câncer em Roraima é de mulheres com idade entre 40 e 50 anos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizam os exames de preventivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, as UBS são responsáveis por realizar o rastreamento da doença no estado. Em casos de suspeita de câncer, a paciente é enviada ao Centro de Referência de Saúde da Mulher (CVRSM) onde é feita a investigação do caso.
No Centro de Referência, a paciente recebe atendimento médico e realiza novos exames, inclusive, de biópsias. Por isso, a unidade trabalha em parceria com o Laboratório Central (Lacen). Com a confirmação da doença, a paciente é encaminhada à Unacon para fazer o tratamento.
O médico da Unacon avalia, por meio de exames, o estágio do câncer e define o melhor tratamento. Quando descoberto no início, a paciente é submetida à retirada do tumor. São removidos ovários, útero e tecidos. Se classificado na fase intermediária, o tratamento inicia com quimioterapia seguida de cirurgia. Em casos mais específicos, a paciente é submetida à radioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário