Posse dos novos ACS

domingo, 20 de maio de 2012

Estresse positivo ajuda a superar desafios, diz especialista



Foto: Corbis Images
O estresse é uma característica da vida atual e quase sempre é visto como uma coisa ruim. Mas o que pouca gente sabe é que o estresse também motiva e pode ajudar a superar situações difíceis e alcançar objetivos. Esse é o estresse positivo, bem diferente daquele que causa cansaço, desânimo e provoca doenças.
A chefe do Serviço de Psicologia do Hospital Federal de Bonsucesso, ligado ao ministério da Saúde, Márcia Natal, explica como a pessoa pode ficar estressada de um modo positivo. ”A pessoa tem uma descarga de adrenalina que a prepara para uma ação. Essa descarga é preparatória e leva uma adaptação da pessoa para produzir um determinado resultado e ela consegue êxito nesse objetivo que ela tem, então, essa descarga de adrenalina é uma descarga positiva, ela causa um movimento de preparação, e depois desse sucesso, desse êxito, já que a pessoa teve um impulso, um movimento para agir em uma determinada causa, ela tem uma sensação de plenitude.”
Para a pessoa fugir do estresse negativo, Márcia Natal recomenda a busca pelo equilíbrio em cada situação. ”Nós devemos sempre buscar um equilíbrio entre os fatores relacionados ao espaço de convívio com o outro, tentando uma integração entre o plano físico, o plano psicológico, social e o cultural. Com essa combinação de diversos fatores da vida de um indivíduo, da vida da sociedade, vão produzir certamente sensações positivas e diminuir o estresse que a sociedade atualmente impõe ao indivíduo naturalmente. ”
É importante lembrar que fazer exercícios físicos, se alimentar e dormir bem e ter momentos de lazer ajudam a eliminar o estresse ruim.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário