Posse dos novos ACS

sábado, 26 de novembro de 2011

Fim dos fumódromos é fundamental para reduzir casos de câncer no País


Wilson Dias/Abr
A decisão do Senado Federal de proibir o fumo em ambientes fechados será fundamental na luta para reduzir o número de casos de câncer no País. A avaliação foi feita pelo diretor-geral  doInstituto Nacional do Câncer (INCA), Luis Antônio Santini. De acordo com o Instituto, mais de 500 mil casos da doença devem ser registrados no Brasil em 2012. Por isso, Santini reforça a importância da determinação dos parlamentares:” Essa é a medida de prevenção mais importante tomada nos últimos tempos em relação ao câncer de pulmão e a todos os cânceres de tabaco relacionados como por exemplo, o câncer de laringe, o câncer de bexiga.”
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também apoia a iniciativa do Senado Federal de restringir o uso do tabaco no País.” Subir a carga tributária do cigarro e garantir a política de preço mínimo pode combater fortemente o consumo do tabaco, reduzir o número de pessoas que fumam. Nós achamos que pode, inclusive, ser um alvo importante para os jovens que passam a fumar. Nós queremos que reduza a arrecadação porque nós queremos que cada vez menos pessoas fumem”, explica Padilha.
Em 2010, o Ministério da Saúde investiu 28 milhões de reais para aprimorar o tratamento do tabagismo oferecido pelo SUS. Este ano, o valor deve chegar a 46 milhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário