Posse dos novos ACS

domingo, 20 de novembro de 2011

Chegada do vírus tipo 4 da dengue no DF é questão de tempo, diz GDF


Goiás confirmou a primeira infecção pelo sorotipo 4 no início deste mês.Coordenador de prevenção diz que vigilância será intensificada no DF. 

O coordenador do Programa de Prevenção e Controle da Dengue da Secretaria de Saúde, Ailton Domício, afirmou que a chegada do vírus tipo 4 da doença no Distrito Federal é “uma questão de tempo”. No dia 11 de novembro, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás confirmou a primeira infecção pelo sorotipo no estado.

“A tendência é que chegue ao DF muito em breve. Estamos intensificando a vigilância para identificá-lo assim que ele chegar aqui”, disse Domício.

dengue (Foto: Arte/G1)
Segundo o coordenador, não há ações da Secretaria de Saúde para barrar a chegada da variação nem evitar o contágio. “Não há necessidade [...], até porque ele não produz uma doença mais grave do que os outros sorotipos.”
Domício disse ainda que o exame de isolamento viral leva em torno de 21 dias para apontar por qual sorotipo da doença uma pessoa foi infectada. “ Isso torna inócua uma tentativa de bloquear a circulação dele”, completou.

Até 8 de novembro, o DF registrou 1.257 casos confirmados de dengue. Foram 889 com transmissão interna e outros 568 importados. O coordenador Domício afirmou que todas as infecções ocorreram pelo sorotipo 1 da doença. As cidades com maior registro de casos são Samambaia, com 212 confirmações, e Planaltina, com 164.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal antecipou para este sábado (19) o início da terceira Semana de Prevenção da Dengue, que começaria apenas na segunda. A data marca o dia nacional de combate à doença, celebrado no penúltimo sábado do mês de novembro.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário