Posse dos novos ACS

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Principais exames ginecológicos




Veja quais são os principais exames ginecológicos e conheça a importância de cada um deles para a saúde da mulher.



Todas as mulherem devem ter por hábito fazer esses exames que podem salvar vidas. Abaixo, destacamos os que precisam ser realizados, no mínimo, uma vez ao ano, a partir da primeira relação sexual:
Ultrassom pélvico



Ele examina o útero e os ovários em busca de qualquer alteração (pólipo, mioma, cisto, nódulo).
Papanicolau



Localiza infecções vaginais e identifica alterações que podem virar câncer (no colo do útero e na vagina).
Rastreamento infeccioso


Detecta sífilis, hepatites e o HIV no organismo.
Colposcopia


Visualiza o colo do útero e a vagina, podendo acusar diversas lesões (benignas e malignas).
Citologia e microflora vaginais




Diagnosticam um eventual câncer antes de ele se instalar. Esses exames também auxiliam na prevenção de tumores na mama, nos ovários, no útero e nas trompas.
Mamografia



Deve ser feita a cada dois anos após os 35 anos. A partir dos 40, anualmente. A maioria desses exames são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, não há medo nem vergonha que justifique não fazê-los.

Municípios recebem mais recursos para atenção básica


Foto: Erasmo Salomão - ASCOM/MS

Mais de mil gestores, entre prefeitos e governadores, assinaram nesta terça-feira (29) termo de compromisso que relaciona uma série de metas e padrões de qualidade que deverão cumprir na atenção básica de sua região. A ação faz parte do lançamento da estratégia “Saúde Mais Perto de Você”. De início os gestores que aderiram à rede de atenção, receberão 20% a mais dos recursos específicos para o financiamento do setor – PAB variável – e poderão dobrar o incentivo com a qualificação das equipes e dos serviços ofertados à população nas UBSs.
A estratégia teve grande adesão nacional, sendo que 71% dos municípios país aderiram “Saúde Mais Perto de Você – acesso e qualidade”. Ao todo, 17.669 equipes de atenção básica vão receber o componente de qualidade, o que representa um valor adicional mensal de até R$ 1.700,00 por grupo de imediato, podendo chegar a R$ 8.500, dependendo das avaliações. “Os recursos ampliam significativamente o financiamento da atenção básica, com ações que avançam para assegurar equipes mais incentivadas, preparadas e capazes de atender a população com qualidade”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Além disso, os brasileiros poderão a partir de hoje acompanhar pela internet, no site do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a qualidade do serviço e o atendimento, prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Queremos que a população tenha em mãos ferramentas para cobrar a qualidade do atendimento. A percepção do usuário será um dos critérios de avaliação dessas equipes”, afirma o ministro.
Logo na entrada das unidades cadastradas na estratégia “Saúde Mais Perto de Você – acesso e qualidade” haverá uma placa de identificação contendo: carteira de serviços ofertados pela equipe, horário de funcionamento da unidade, nome e escala dos profissionais da equipe, telefone da ouvidoria do Ministério da Saúde e do município, quando houver, além das metas e padrões de qualidade assumidos pelos gestores municipais das 17.669 equipes cadastradas.
A partir de março de 2012, todas as unidades serão visitadas por uma equipe de avaliação externa, que realizará certificação do serviço. Além de entrevistas realizadas dentro das UBSs, também serão visitados em casa, 170 mil usuários, que serão questionados sobre a qualidade dos serviços e atendimentos que receberam nas UBSs.
O que é Meningite?




Sinônimos: inflamação na meninge
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Esta doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de cinco anos são mais atingidas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa
.
Causas




Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo portanto, resistência à doença. As crianças de 6 meses a um ano são as mais vulneráveis ao meningococo porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para combatê-la. É uma doença grave e devemos estar alertas para os sinais e sintomas porque, se diagnosticada e tratada logo, pode ser curada sem deixar sequelas para o doente. Qualquer caso de meningite precisa ser comunicado às autoridades sanitárias, pelo médico ou pelo hospital onde o paciente está sendo tratado.


Prevenção




Existe vacina contra alguns tipos de Meningite Meningocócica, para os tipos A, C, W135 e Y, porém elas não são eficazes em crianças menores de 18 meses. Em crianças maiores de 18 meses e adultos a proteção da vacina dura de 1 a 4 anos. Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e a higiene ambiental.

Sintomas de Meningite




febre alta
dor de cabeça forte
vômitos (nem sempre, inicialmente)
rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça)
manchas vinhosas na pele

Nos bebês pode-se também observar:




moleira tensa ou elevada
gemido quando tocado
inquietação com choro agudo
rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo "mole", largado.

Tratamento de Meningite



Após a avaliação médica e a análise preliminar de amostras clínicas, o paciente ficará internado e o tratamento será realizado com antibióticos específicos.


Convivendo/ Prognóstico





estejam atentos aos sinais e sintomas, principalmente em crianças menores de 5 anos
procurem imediatamente um médico para um diagnóstico seguro e tratamento eficiente
se seu filho tiver febre alta, não o mande para a escola. Procure um médico para saber o motivo da febre
avisem a escola se seu filho estiver com meningite
após a alta do paciente não existe mais perigo de contaminação, portanto essas crianças não precisam ser evitadas ou discriminadas, voltando normalmente a frequentar a escola
não há necessidade de fechar escolas ou creches quando ocorre um caso de meningite entre os alunos, professores ou funcionários da escola, pois o meningococo não sobrevive no ar ou nos objetos
a limpeza e a higiene devem ser as habituais. Não há necessidade de inutilizar ou desinfetar objetos de uso pessoal do doente

Muita Saúde, fé e alegria na festa dos 78 anos de Ipiaú.

Ipiaú comemora 78 anos neste dia 02 de dezembro, vivendo sem dúvida um dos melhores e mais promissores momentos da sua história político-administrativa, graças a um governo que vem trabalhando com equilíbrio, determinação, seriedade e transparência.
Nestes 78 anos de nossa querida Ipiaú, o povo é testemunha da grande e positiva mudança que a nossa cidade hoje apresenta e que tem orgulhado a todos nós, jovens, adultos e crianças.
Vamos fazer uma festa de muita saúde, fé, música e paz, na Praça da Feirinha.Confira a programação:
Dia 02:  a partir das 8 horas da manhã – Feira da Saúde e Cidadania
A partir das 18:00h: Banda Ministério Sementes da Fé, show evangélico com Darlan Gomes e apresentação da Banda Shalom.
Dia 03: a partir das 9:00 h Mostra Cultural das Escolas da rede pública municipal, PROJOVEM, PETI e Grupos Folclóricos.
A partir das 20:00h – show musical com Top Gang, Binho Alves e Habanna Smith.





Palavra do dia: Mateus 22:1-14





Então Jesus tornou a falar-lhes por parábolas, dizendo:
O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.
Enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
Depois enviou outros servos, ordenando: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado; os meus bois e cevados já estão mortos, e tudo está pronto; vinde às bodas.
Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
Mas o rei encolerizou-se; e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
Então disse aos seus servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas.
E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial.
Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial;
e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu.
Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos
.

terça-feira, 29 de novembro de 2011


Agenda SUS – 29 nove | Lançamento da estratégia “Saúde Mais Perto de Você”
O diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, falou ao Blog da Saúde sobre a importância da estratégia “Saúde Mais Perto de Você”, lançada em Brasília hoje, com a presença de mais de mil gestores, entre prefeitos e governadores de todo País.


Assista ao vídeo:



MUNICÍPIO INTENSIFICA CAMPANHA DE VACINA CANINA/FELINA


A secretaria municipal de Saúde de Ipiaú, com toda sua equipe de profissionais, está realizando  a vacinação contra a Raiva, dos cães e gatos na zona rural e na zona urbana do município.
   









Aids segue estável no país

O número depessoas infectadas como vírus da Aids permanece estável no Brasil, em cerca de 0,6% da população, e os novos casos da doença tiveram uma leve queda entre 2009 e 2010, informouo Ministério da Saúde ontem. De acordo como Boletim Epidemiológico Aids/DST 2011, a redução da incidência foi de 18,8 por 100 mil habitantes em 2009 para 17,9 em 2010. Estima-se que 630 mi l brasileiros vivam com Aids. "As pessoas estão vivendo mais e melhor com a doença, graças ao acesso aos medicamentos", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em comunicado.O número de soro positivos no mundo subiu de 33,3 para 34milhões de pessoas entre 2009 e 2010, segundo a ONU. 

Into precisa de voluntários com osteoporose para participar de pesquisa




Foto: Antônio Cruz/ABr
Ainda dá tempo para pacientes com osteoporose do Grande Rio se candidatarem como voluntários para realização da pesquisa do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para se inscrever, o paciente, homem ou mulher, deve ter osteoporose diagnosticada por um médico e ter mais de 60 anos. O estudo é coordenado pelas pesquisadoras Verônica Vianna e Maria Eugenia Duarte com o objetivo principal de comparar a eficácia de quatro medicamentos que já são utilizados para o tratamento da doença.
De acordo com Maria Eugenia Duarte, o projeto terá uma utilidade prática muito grande, pois indicará qual o medicamento mais adequado para cada paciente que sofre de osteoporose, atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Os resultados desta pesquisa permitirão analisar, através de comparações, a eficácia do tratamento com diferentes medicações. Ao final de um ano, esperamos poder subsidiar o Ministério da Saúde na definição de uma política pública sobre o tema”, explica. Os pacientes que ingressarem na pesquisa serão submetidos periodicamente, a exames de imagem (radiografia, densitometria e tomografia óssea) e de sangue.
Quem quiser participar pode se cadastrar através do formulário eletrônico disponível aqui ou ligar para 2134 5179 ou 2134 5055, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17 horas.



E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
E mostrarei prodígios em cima no céu; e sinais embaixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.
e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fenam convoca profissionais de saúde para mobilização em defesa da Emenda 29

Manifestação exige a regulamentação imediata da Emenda 29, com destinação de 10% da receita bruta da União para a Saúde

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) convida profissionais de todo o país para participar de uma caminhada em Defesa do SUS e da Emenda Constitucional 29, na próxima quarta-feira (30), em Brasília. O ponto de partida será na catedral da cidade, às 14h, seguindo até o Congresso Nacional.
A manifestação exige a regulamentação imediata da Emenda Constitucional 29, na forma de projeto original do Senado Federal, com destinação de 10% da receita bruta da União para a saúde. O ato público integra a programação da 14 ª Conferência Nacional de Saúde, que traz o tema "Todos usam o SUS!"
O 2º vice-presidente da Fenam, Eduardo Santana, explica que a participação dos médicos é fundamental para avançar nas conquistas. "A Fenam busca participar de uma ampla aliança em nossa sociedade para que os objetivos propostos possam ser alcançadas. Nós acreditamos que essa luta interfere diretamente nas soluções de reivindicações da categoria médica em busca da valorização do nosso trabalho e melhor assistência à saúde do país".


Fonte: Isaude.net

 


Palavra do dia: Salmos 8:1-5




ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que puseste a tua glória dos céus!
Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários para fazeres calar o inimigo e vingador.
Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste,
que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste.

domingo, 27 de novembro de 2011

 02 COMPANHEIROS AGENTES DE SAÚDE SÃO MORTOS A TIROS

Dois funcionários do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador-BA foram mortos a tiros na tarde desta sexta-feira (25) na Rua Nova Brasília, no bairro de Valéria.
Marcos Vinicius Santos e Itamar França Nascimento foram atingidos por disparos efetuados por dois homens que passaram pelo local em uma motocicleta.
O crime ocorreu às 13h35, nas proximidades da panificadora Deliane, no final de linha do bairro.
De acordo com Cleber Mascarenhas Bispo, conselheiro da Associação dos Agentes de Combate as Endemias de Salvador-BA, eles estavam na região trabalhando e teriam parado para tomar um refrigerante quando foram atingidos.
“A informação que recebemos é que eles estavam na área a trabalho. Eram evangélicos, não tinham envolvimento com tráfico nem nada”, diz o conselheiro.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que Marcos e Itamar foram aprovados nos concursos realizados em 2006 e 2008, respectivamente, e também eram moradores do bairro de Valéria. O crime será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).



FONTE: Correio da Bahia

sábado, 26 de novembro de 2011

Fim dos fumódromos é fundamental para reduzir casos de câncer no País


Wilson Dias/Abr
A decisão do Senado Federal de proibir o fumo em ambientes fechados será fundamental na luta para reduzir o número de casos de câncer no País. A avaliação foi feita pelo diretor-geral  doInstituto Nacional do Câncer (INCA), Luis Antônio Santini. De acordo com o Instituto, mais de 500 mil casos da doença devem ser registrados no Brasil em 2012. Por isso, Santini reforça a importância da determinação dos parlamentares:” Essa é a medida de prevenção mais importante tomada nos últimos tempos em relação ao câncer de pulmão e a todos os cânceres de tabaco relacionados como por exemplo, o câncer de laringe, o câncer de bexiga.”
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também apoia a iniciativa do Senado Federal de restringir o uso do tabaco no País.” Subir a carga tributária do cigarro e garantir a política de preço mínimo pode combater fortemente o consumo do tabaco, reduzir o número de pessoas que fumam. Nós achamos que pode, inclusive, ser um alvo importante para os jovens que passam a fumar. Nós queremos que reduza a arrecadação porque nós queremos que cada vez menos pessoas fumem”, explica Padilha.
Em 2010, o Ministério da Saúde investiu 28 milhões de reais para aprimorar o tratamento do tabagismo oferecido pelo SUS. Este ano, o valor deve chegar a 46 milhões de reais.

Palavra do dia: Mateus 13:24-30
Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo;
mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio.
Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio?
Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo.
Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CURSO TÉCNICO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE


A Secretaria de Saúde de Ipiaú-Ba, realizou a I UNIDADE do curso técnico de Agentes Comunitários de saúde do dia 21 a 25 de novembro 2011.
Esta unidade pretende proporcionar ao ACS uma reflexão sobre a necessidade de conhecer a comunidade, o território, os modos de vida, assim como os problemas de saúde e as potencialidades da comunidade para a solução desses problemas, compreendendo o processo saúde doença, fatores de risco e multicausalidade. 
HABILIDADES A SEREM ALCANÇADAS:
Ø  Conhecer as famílias, a comunidade e o território;
Ø  Observar e comunicar-se com pessoas e grupos;
Ø  Identificar problemas de saúde, seus determinantes e condicionantes e as praticas sociais em saúde;
Ø  Relacionar problemas de saúde com  modos de viver;
Ø  Identificar potencialidade para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e resolução dos problemas de saúde.