Posse dos novos ACS

sábado, 14 de abril de 2012

Agentes de saúde são capacitados para controle da Hanseníase

 Cerca de 1,6 mil agentes comunitários de saúde, nos 12 distritos sanitários de Salvador, passam por treinamento promovido pelo Programa Municipal de Controle da Hanseníase. A ação visa capacitar os profissionais para identificar casos suspeitos da doença. Após o curso, oprofissional estará apto a realizar testes de sensibilidade, força motora e apalpação de nervos dos braços, pernas e olhos, otimizando os atendimentos desses pacientes nos postos de saúde.
 
A atividade é apoiada pela Fundação Damien do Brasil - entidade sem fins lucrativos que desenvolve projetos de combate à Tuberculose e Hanseníase na Ásia, África e América - que forneceu todo material didático. As aulas foram iniciadas em março e, desde então, já foram realizadas em oito distritos sanitários. Nesta terça-feira (10), foi a vez dos agentes comunitários do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário. Os próximos encontros do grupo estão marcados para a próxima sexta e segunda-feira (13 e 16), com uma nova visita aos distritos do Subúrbio Ferroviário e São Caetano/Valéria.
 
Hoje, Salvador atende uma média de 360 pacientes da doença por ano, em todas as unidades de saúde. A hanseníase tem cura e seu tratamento é gratuito. Quanto antes for diagnosticada, maior a chance do paciente não ter sequelas.
 
Parasita
 
A hanseníase é uma das doenças mais antigas da história da medicina, sendo conhecida por este nome desde 1976. Infecciosa e crônica, a enfermidade é causada pelo Mycobacterium Leprae, parasita que ataca os nervos periféricos e a pele, mas que também pode agir em outros órgãos como testículos, fígado e olhos. Sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações também são sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário