Posse dos novos ACS

domingo, 29 de abril de 2012

CIDADES PEQUENAS DO RN DÃO EXEMPLO DE VALORIZAÇÃO DOS ACS

Cosmo Mariz- Secretário do Sindas


www.cosmomariz.blogspot.com
Há algum tempo vimos procurando garantir melhorias aos agentes de saúde de Tibau do Sul. Uma das mais importantes conquistas da categoria foi a efetivação de todos. Agora, depois de filiados ao SINDAS, eles tiveram mais uma grande conquista, que foi assegurar em lei municipal, depois de uma negociação com a Prefeitura e articulação com todos os vereadores. O valor do salário base passou a ser igual ao valor portaria do Ministério da Saúde nº 459/2012. 
Fico muito feliz que através de nossas negociações, foi assegurado a mais esse grupo de trabalhadores, um salário digno, se comparado que era pago anteriormente. O projeto de lei que enviei foi modificado, mas em relação ao valor salarial mantiveram a redação. Não deixa de ser uma grande vitória para quem percebia no contracheque apenas R$ 622,00.
Se Deus quiser essa equipe que acumula conquistas concretas ficará a frente do SINDAS após as eleições. Os agentes escolherão se continuam avançando ou afundarão nas mentiras, desonestidades e picaretagem de que está louco para assumir o SINDAS sem nossa presença.

                           


 
 

Campanha de Vacinação do Idoso 2012 – Veja as datas


O outono chegou e o inverno se aproxima. Com as mudanças de temperatura também vêm doenças que são típicas destas estações, como a gripe. Uma das faixas etárias mais atingidas por estes males são os idosos e as crianças.
De modo especial, pensando no bem estar e na prevenção do contágio das doenças do inverno, todo ano o governo federal anuncia seu calendário de vacinação para os idosos. Este ano não podia ser diferente.
Normalmente, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso acontece entre os meses de abril e maio. A vacina que previne a influenza sazonal ou gripe é também chamada de Influenza Sazonal e deve ser realizada em dose única, uma vez ao ano.
É bem provável que a recomendação desta vacina seja a mesma daquela feita durante o ano passado. Ou seja: gestantes, idosos de 60 anos de idade ou mais e crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade.
Se você tem um parente ou amigo que se enquadra em algum destes grupos, fique atento e leve-o para receber a dose da vacina em um posto de saúde mais próximo. Confira o calendário de vacinação contra gripe 2012 acessando o site do Ministério da Saúde:portal.saude.gov.br









SEMANA DE FATOS INÉDITOS!
25/04
Imprimir
Os trabalhos da CONACS nessa semana representou  uma grande vitória, pois a liderança do PT cedeu ao apelo dos Parlamentares e Agentes de Saúde presentes na Câmara de Deputados, e finalmente, assinou junto com os demais Líderes de Partido o requerimento de inclusão na Pauta para votação imediata do PL 7495/06.
Uma semana de fatos inéditos
De forma pacífica a CONACS conseguiu mais um feito inédito na Câmara de Deputados, e em um só dia colheu aproximadamente 400 assinaturas de Deputados Federais de todos os Partidos dando apoio incondicional a VOTAÇÃO IMEDIATA do PL 7495/06, que regulamenta a EC 63/10.
Com uma estratégia perfeita, os mais de 500 ACS e ACE trazidos pelas Federações de Pernambuco, Bahia e Maranhão, e liderados pela CONACS ocuparam todos os Anexos da Câmara de Deputados, visitaram os 513 gabinetes, e juntos  marcaram presença até à meia noite nas galerias do Plenário Ulisses Guimarães, nos dois dias de mobilização.
Contando ainda com a participação de lideranças dos Estados de Goiás e do Rio de Janeiro,  a CONACS realizou inúmeras reuniões com Parlamentares compromissados com a aprovação do PL 7495/06, tendo como resultado a entrega do requerimento de inclusão na pauta para votação do PL 7495/06 ao Presidente da Câmara Dep. Marco Maia (PT/RS), sendo essa uma das semanas que ficará na história, pois, pela primeira vez, mais de 15 parlamentares vestiram literalmente a camisa dos ACS e ACE e mostraram que estão juntos conosco nessa luta!
Estratégias para a próxima semana
Para a próxima semana a mobilização será de responsabilidade da Federação Goiana dos ACS e ACE, e, portanto, a sua Presidente Ruth Brilhante desde já CONVOCA seus filiados a estarem na Câmara de Deputados no dia 02/05 a partir da 08:00h da manhã , já que  a nossa próxima batalha será conseguir o apoio do Líder de Governo na Câmara, Deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP), única barreira que ainda resta para a votação do PL 7495/06.
Autorizado sua reprodução desde que seja garantida a identidade da autoria
TEXTO: Dra. Elane Alves de Almeida

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Congresso Nacional discute vigilância sanitária e desenvolvimento



Entre os dias 7 e 10 de maio, a Anvisa promove a I Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional. O objetivo do evento é prestar contas ao Congresso das atividades realizadas pela Anvisa, além de debater sobre o papel da Agência diante das necessidades do novo cenário social e econômico no Brasil e no mundo.

Com o tema “A Anvisa e o Desenvolvimento Social e Econômico do Brasil”, o encontro vai reunir no parlamento brasileiro representantes dos setores produtivos, governo e sociedade civil. A abertura oficial acontecerá no dia 8 de maio, às 9h30 da manhã, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Logo após a abertura, haverá um seminário que discutirá temas como os desafios da regulação sanitária, avanços na gestão da Agência e a vigilância sanitária no contexto das políticas públicas.
O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, fará a entrega do Relatório de Atividades da Anvisa de 2011 ao presidente do Congresso Nacional. Há seis anos, a Anvisa apresenta o seu relatório anual de atividades à Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal e à Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
Durante a semana, os temas da vigilância sanitária também estarão na pauta de pelo menos dez comissões das duas casas legislativas, passando por temas como o direito do consumidor, o mercado de agrotóxicos, os resíduos de medicamentos e a gestão de pessoas na área de vigilância sanitária.
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo e-mail cerimonial@anvisa.gov.br. Basta enviar um e-mail com nome, contato e eventual instituição que representa.
Fonte: Anvisa

Brasil reduz taxa de mortalidade infantil em 47%



Foto: Antoine Arraou/PhotoAlto/Corbis
Os dados do Censo 2010, divulgados nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destaca que a mortalidade infantil no Brasil reduziu praticamente pela metade (47%) na última década. Em 2000, a taxa era de 29,7%, ou seja, de cada mil crianças nascidas vivas, apenas 29,7 completavam o primeiro ano de vida. Em 2010, o índice reduziu para 15,6%.
Os dados divulgados hoje estavam dentro das expectativas do Ministério da Saúde e revelam que o Brasil já alcançou os índices de redução definidos pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, acordo internacional, que prevê uma taxa de mortalidade infantil de 15,7% no país, para 2015, além de reforçar a política social que vem sendo conduzida pelo governo.
O Ministério da Saúde tem investido fortemente em políticas públicas voltadas para a família, à gestante e à criança. A Rede Cegonha, conjunto de medidas que garantem assistência integral às grávidas e ao bebê, criou em 2011, 348 leitos neonatais e requalificou mais 86.
rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável qualificam profissionais da Atenção Básica para acompanhar e fortalecer ações de promoção, proteção e apoio do aleitamento materno e da alimentação complementar.
A região Nordeste, que historicamente concentra os maiores índices, desta vez apresentou a maior redução, de 59%. Em 2000,44,7 crianças – a cada mil nascidas vivas – morriam antes de um ano. Atualmente, a taxa é de 18.5%.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Aniversariante do dia

Amigo hoje é um dia muito especial é seu aniversário, queremos te desejar muita saúde, risadas e muitos sucessos. Que o Senhor possa a cada dia te iluminar. e que você aproveite o grande presente que Deus tem te dado que é sua vida. Muitas felicidades você faz parte de nossa história.
São os sinceros votos da AACSI e da equipe do BLOG A VOZ DO ACS.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Aniversariantes do Dia


Somos "passageiros"
de um lindo raio de luz
que nos conduzem a eternidade.
Conseguir perceber,
sentir e tocar este raio de luz dourado
  é como manter uma comunicação permanente com os nossos anjos.
Os anjos são nossos protetores e nossos guias verdadeiros,
que nos conduzem de uma forma iluminada ao entendimento,
a compreensão e ao amor.
E nos incentivam principalmente a construção de uma vida em plena harmonia com o universo.
Portanto, olhem para o céu hoje,
deixem que seus corações seja banhado por este "oceano de luz" que irá transformar sua vida.
Deixe que ele ilumine suas vidas com os raios da "FELICIDADE"!!!
Feliz aniversário!!!

São os votos da AACSI e da equipe do blog A VOZ DO ACS.

sábado, 21 de abril de 2012

AGENTES DE SAÚDE VÃO USAR COMPUTADOR DE BOLSO.

A partir do próximo semestre, os agentes de combate às endemias de Salvador-BA, vão utilizar dispositivos móveis nas ações de campo.

Os quatro mil aparelhos, também utilizados nas pesquisas do Censo 2010, serão doados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O uso da nova tecnologia proporcionará maior rapidez no levantamento e processamento das informações de vigilância, controle, prevenção e mobilização social. A ação vai acelerar as tomadas de decisões e implantação de políticas públicas de saúde.

O projeto-piloto será realizado no Distrito Sanitário Centro Histórico, sendo expandido gradativamente.

Após a implantação da nova metodologia de trabalho, os aparelhos serão utilizados também por outros profissionais que trabalham com monitoramento, fiscalização e notificação de agravos, como os agentes comunitários de saúde, técnicos das vigilâncias sanitárias e epidemiológicas.

O projeto, que surgiu da necessidade de uma gestão integrada e dinâmica, começou a ser construído no ano passado, pelo Núcleo de Gestão da Informação (NGI) da SMS. Além de representar um grande avanço para as ações preventivas, também otimizará os gastos do órgão, extinguindo o uso de cerca de quatro milhões de formulários de papel, por ano, dentre outros custos associados ao processo, contribuindo para a redução dos impactos ambientais.


FONTE: Tribuna da Bahia.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dengue avança no sul da Bahia


Nos últimos dias, os casos de dengue cresceram em pelo menos sete municípios do sul da Bahia. Em Ibicaraí as notificações aumentaram 14,29% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em Buerarema, os casos de dengue subiram 50% de 2011 para este ano. Em Barro Preto as notificações da doença cresceram 600%. Um aumento ainda maior foi registrado em Coaraci. O número de casos cresceu 780% na comparação com o ano passado. Entre primeiro de janeiro e esta terça-feira foram feitas 44 notificações, contra 5 do mesmo período de 2011.
Em Camacan, os casos de dengue tiveram acréscimo de 436% neste ano. O município tem mais de 60 notificações, sendo três de dengue hemorrágica e uma morte suspeita. Em Arataca, os casos de dengue clássica cresceram 1.300%. Mas nenhum município supera Itabuna no número de notificações da doença. Os dados revelam que Itabuna tem 1.460 casos de dengue neste ano. Um aumento de cerca de 1.000% em relação ao mesmo período de 2011 e que se configura como uma epidemia.
(G1)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

PROJETO: LIXO, ESTE PROBLEMA TAMBÉM É MEU



“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.”


   
Chico Xavier
Falar de lixo implica muitas questões, entre tantas, a nossa responsabilidade com a quantidade de lixo que produzimos, e o destino que damos a ele, no sentido da colocação para a coleta e manutenção da limpeza pública. E pensando nestas e outras questões que os idealizadores deste projeto não param; os Agentes Comunitários de Saúde do ACM mais uma vez em parceria com o Movimento Apoio Cultural (MAC) sob a coordenação de Cleidinho, Desbravadores, Associação de Moradores, Pastoral da Criança, ELMAR (empresa coletora de lixo),Prefeitura Municipal de Ipiaú, alunos voluntários da Escola Edvaldo Santiago e a comunidade, realizaram neste domingo (15/04/2012) um mutirão da limpeza e plantio de mudas de árvores nesta comunidade.

Esta estratégia do projeto tem como  objetivo  tentar sensibilizar e conscientizar os moradores do ACM a manterem o bairro mais limpo, cuidando do canal de água de chuva e também cumprirem o horário e dia da coleta de lixo e entulho.
Foi um dia marcante, pois contamos principalmente com a alegria e o entusiasmo dos participantes que além da limpeza das ruas também aprenderam a responsabilidade de cada um no cuidado com o lugar em que vivem. Então, neste dia além da limpeza houve  plantação de mudas de pau-brasil e a colocação de banquinhos de madeiras para o lazer da comunidade, também momentos lúdicos e culturais, como brincadeiras no pula-pula com as crianças, e dança de capoeira.

Para alguns é só uma gota no oceano, mas para nós é uma gota que mudará a vida de uma comunidade inteira, iniciativa como esta tem um significado valioso para a sociedade atual, pois os valores humanos que agregam, salvam e mudam para o bem precisam ser resgatados e apoiados.


Parabéns a todos e todas e vamos em frente!



 
 
 

Aniversariante do dia

Nada como chegar nesta data e ver tudo que passamos, o quanto somos querido neste mundo que vivemos. É muito bom saber, que os anos vão, a idade chega, e você sempre continua o mesmo, sempre com o mesmo sorriso, sempre com a mesma alegria de viver. Parabéns e muitas felicidades a você, que com esse seu jeitinho, consegue transmitir toda a alegria, para fazer uma pessoa feliz. Que neste aniversário, você consiga descobrir muito mais ideais, do que aqueles já conseguidos, e fazer disso uma lição de vida. Desejamos a você tudo de ótimo que a vida pode lhe oferecer, porque você merece!!! UM SUPER FELIZ ANIVERSÁRIO. Da AACSI e da equipe do blog  A VOZ DO ACS

domingo, 15 de abril de 2012

MS anuncia ampliação de hospitais capacitados a fazer abortos legais


Meta do governo é aumentar o número de unidades credenciadas para a realização do procedimento até o fim do ano



O Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar a quantidade de hospitais capacitados para fazer abortos legais, incluindo de fetos com anencefalia. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (13). " Hoje, temos 65 hospitais credenciados pelo Ministério da Saúde para fazer o aborto legal, ou seja, que a Justiça autoriza. E temos mais 30 hospitais sendo qualificados para isso. Nossa meta é que, até o fim do ano, tenhamos 95 hospitais preparados em todo o país para esse serviço" .
Segundo informou o ministro, a Rede Cegonha, programa do governo federal de atenção à gestantes e bebês, vai contribuir para identificar a situação de anencefalia durante o pré-natal e diminuir riscos para as mães.
Ontem (12), após dois dias de debate, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 8 votos a favor e 2 contrários, que a interrupção de gravidez no caso de fetos com anencefalia comprovada não é crime.
Ainda sobre a decisão do STF, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chegou a divulgar nota em que " lamenta profundamente" a decisão do Supremo de autorizar a interrupção da gravidez em casos de feto com anencefalia. No entendimento da entidade, permitir o aborto nesses casos é " descartar um ser humano frágil e indefeso".
Já o Conselho Federal de Medicina instituiu uma comissão especial, nesta sexta-feira (13), que terá a missão de estabelecer em, no máximo 60 dias, os critérios para o diagnóstico de anencefalia (Veja mais aqui).

sábado, 14 de abril de 2012

Agentes de saúde são capacitados para controle da Hanseníase

 Cerca de 1,6 mil agentes comunitários de saúde, nos 12 distritos sanitários de Salvador, passam por treinamento promovido pelo Programa Municipal de Controle da Hanseníase. A ação visa capacitar os profissionais para identificar casos suspeitos da doença. Após o curso, oprofissional estará apto a realizar testes de sensibilidade, força motora e apalpação de nervos dos braços, pernas e olhos, otimizando os atendimentos desses pacientes nos postos de saúde.
 
A atividade é apoiada pela Fundação Damien do Brasil - entidade sem fins lucrativos que desenvolve projetos de combate à Tuberculose e Hanseníase na Ásia, África e América - que forneceu todo material didático. As aulas foram iniciadas em março e, desde então, já foram realizadas em oito distritos sanitários. Nesta terça-feira (10), foi a vez dos agentes comunitários do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário. Os próximos encontros do grupo estão marcados para a próxima sexta e segunda-feira (13 e 16), com uma nova visita aos distritos do Subúrbio Ferroviário e São Caetano/Valéria.
 
Hoje, Salvador atende uma média de 360 pacientes da doença por ano, em todas as unidades de saúde. A hanseníase tem cura e seu tratamento é gratuito. Quanto antes for diagnosticada, maior a chance do paciente não ter sequelas.
 
Parasita
 
A hanseníase é uma das doenças mais antigas da história da medicina, sendo conhecida por este nome desde 1976. Infecciosa e crônica, a enfermidade é causada pelo Mycobacterium Leprae, parasita que ataca os nervos periféricos e a pele, mas que também pode agir em outros órgãos como testículos, fígado e olhos. Sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações também são sintomas.

Jogador morre em campo durante partida válida pelo Campeonato Italiano

Médico diz que Piermario Morosini, do Livorno, já chegou morto ao hospital após cair dentro do gramado durante partida contra o Pescara pela Série B

O meia Piermario Morosini, do Livorno, morreu neste sábado após sofrer uma parada cardíaca durante o confronto com o Pescara, pela Série B do Campeonato Italiano. A informação foi confirmada pelo médico De Blasi, do hospital Santo Spirito, para onde o atleta de 25 anos foi levado de ambulância depois de cair no gramado.


                               O incidente aconteceu aos 31 minutos do primeiro tempo


- Foi uma parada cardíaca. Infelizmente, chegou morto ao hospital e não se recuperou.

A federação italiana anunciou que todos os jogos do final de semana no país estão cancelados por causa da tragédia, incluindo a Primeira Divisão (Milan x Genoa e Udinese x Inter de Milão eram os confrontos deste sábado). O doutor Leonardo Paloscia, chefe do departamento de cardiologia do hospital, também comentou a tentativa de salvar a vida do meia:

- Fizemos todo o possível para reanimar o menino, mas ele não recuperou a consciência. 


O incidente aconteceu aos 31 minutos do primeiro tempo, quando o Livorno vencia por 2 a 0. Morosini caiu e teve que receber atendimento médico no gramado, onde recebeu massagem cardíaca. Em seguida, uma ambulância entrou no campo para transferir o atleta ao hospital Santo Spirito, em Pescara.

De acordo com o jornal " La Gazzetta dello Sport", vários jogadores do Livorno deixaram o gramado chorando e a partida foi oficialmente suspensa pelo árbitro, ainda sem data para ser continuada. Morosini deu entrada na ala de emergência do hospital e estava acompanhado do médico do clube.

Com passagens pelas seleções de base da Itália (da sub-17 a sub-21), Morosini foi revelado pelo Udinese e já passou também por Bolgona, Vicenza, Reggina e Padova. O jogador chegou ao Livorno em janeiro deste ano, emprestado pelo Udinese.

No último dia 17 de março, um incidente parecido aconteceu no Campeonato Inglês: o meia Fabrice Muamba, do Bolton, caiu no gramado aos 41 do primeiro tempo contra o Tottenham. Seis médicos entraram em campo e passaram dez minutos tentando ressuscitá-lo com um desfibrilador e com massagens cardíacas.

O jogador não respirava quando foi retirado do campo e levado até a ambulância, onde os médicos seguiram com as tentativas em reanimá-lo. O treinador Owen Coyle e o capitão Kevin Davies estavam no veículo. Muamba está internado até hoje, mas tem demonstrado boa recuperação e pode receber alta em breve.

Inscrições de trabalhos prorrogadas para congressos e fóruns DST, aids e HI



A inscrição de trabalhos para o IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, o II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, o VI Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids e DST e o V Fórum Comunitário foram prorrogadas de 15 de abril para 29 de abril por meio do site www.aids.gov.br/congressoprev2012. Os eventos ocorrerão de 28 a 31 de agosto de 2012, em São Paulo (SP), com o tema “Sistema de saúde, redes comunitárias e o desafio de fazer prevenção”.

No site, há perguntas orientadoras que podem facilitar a produção do texto que será enviado para o comitê organizador. Não é necessário respondê-las diretamente, servem apenas como um guia para explicar a metodologia, resultados e até a conclusão. O resumo deve ter até 300 palavras e não utilizar gráficos, figuras ou tabelas. Cada resumo será avaliado por três pareceristas diferentes, de acordo com o tipo de relato apresentado – relato de experiência ou de pesquisa. Será aceito somente um trabalho por participante, como autor principal. O resultado da seleção está previsto para 14 de maio.
Auxílio – O prazo para solicitar bolsas para participar dos congressos e fóruns também vai até 29 de abril. Haverá ajuda integral (passagem, inscrição, hospedagem e alimentação) ou parcial (inscrição, hospedagem e alimentação). Será disponibilizada somente uma bolsa por trabalho aprovado, concedida sempre para o apresentador do trabalho aprovado (autor ou coautor). A data prevista para a divulgação dos nomes dos bolsistas é 21 de maio.
Mais informações sobre o congresso pelo email congressoprev2012@aids.gov.br

domingo, 8 de abril de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA



São os sinceros votos da AACSI e da equipe do BLOG A VOZ DO ACS!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

MS oferece especialização em Atenção Básica



Para estimular a atuação de odontólogos e enfermeiros na atenção básica, o Ministério da Saúde vai ofertar bolsas de especialização para atuação em municípios onde há carência de profissionais. A ação foca os profissionais selecionados peloPrograma de Valorização da Atenção Básica (Provab), que atuarão nos pequenos municípios, em áreas de extrema pobreza e nas periferias das grandes cidades, com bolsa mensal no valor de R$ 2.384,82.

Com duração de um ano, a especialização terá jornada de 40 horas semanais – 32 em serviço nas unidades básicas e oito teóricas, sob supervisão de universidades parceiras do programa. Estas instituições darão suporte presencial e à distância por meio do programa Telessaúde, coordenado pelo Ministério da Saúde.
Os municípios em que os profissionais forem lotados receberão incentivos financeiros para implantação do Telessaúde, que permite ao profissional na unidade discutir o diagnóstico e o tratamento com um orientador da universidade.
O edital do curso será lançado até 20 de abril, de modo que os profissionais possam se matricular até o fim do mês. As aulas e o início do serviço começarão em maio.
A especialização, que incluirá os conteúdos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), será certificada pelo UNASUS (Sistema Universidade Aberta do SUS), rede que atende as necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do SUS, por meio de cursos à distância.
Trabalhos no SUS – Os bolsistas não poderão ter vínculo empregatício com demais áreas da atenção básica e também não substituirão as equipes de Saúde da Família já atuantes naquele município.
De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Mozart Sales, o curso de especialização permitirá a integração do ensino a serviço na comunidade, e terá supervisão e certificação por meio de instituições de ensino superior que fazem parte da UNASUS. “Além de contribuir para a oferta de melhores serviços nas regiões mais carentes, a especialização ajudará a formar profissionais familiarizados com as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS)”, avalia.
Os profissionais serão distribuídos nos locais para os quais haviam sido selecionados pelo Provab. Caso a vaga não seja confirmada, a comissão gestora do Provab indicará outra localidade ao profissional.
“O ministério vem adotando todas as medidas necessárias para a efetivação deste curso. Neste curto tempo, não estamos medindo esforços para sanar as dificuldades encontradas por entendermos que este programa é de extrema relevância para a população, para os profissionais e para o fortalecimento da atenção básica”, explica Sales.
Fonte: Valéria Amaral / Agência Saúde