Posse dos novos ACS

segunda-feira, 12 de março de 2012

Solla participa de sessão especial sobre Campanha da Fraternidade 2012


  
Para discutir o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, da Campanha da Fraternidade 2012, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, participou na manhã de hoje (9), de sessão especial, no Plenário da Assembléia Legislativa da Bahia. A campanha é promovida pela Igreja Católica e tem como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra!”. A sessão foi convocada pelo coordenador da Bancada Católica na Assembléia, o deputado estadual Yulo Oiticica (PT).
Na sessão, Jorge Solla falou da importância do tema da campanha, neste momento, que a saúde está vivendo um novo cenário com ampliação do financiamento do SUS, através da regulamentação da emenda 29, e dos avanços da saúde nos últimos cinco anos de gestão. “O estado conta hoje com mais de 800 novos postos de saúde, 1.218 novos leitos só na rede estadual e cinco novos hospitais”, afirmou o secretário.
O secretario explicou também, que para discutir sobre o Sistema Único de Saúde, primeiro é preciso desmistificar que o SUS é pobre ou só para pobres, pois o sistema realiza procedimentos de saúde de alto custo, como serviços de transplantes e medicamentos de tratamento à Aids. O secretario falou ainda que todos usam o SUS, muitas vezes até quem tem plano de saúde, pois os serviços mais caros são ofertados pelo sistema.
Dentre outros parlamentares e autoridades da Igreja Católica presentes ao evento, estava o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade, representando o arcebispo Dom Murilo Krieger. Segundo o bispo, a saúde extrapola os muros da igreja, porque interessa a todos os segmentos da sociedade. “A Igreja Católica, propõe a saúde como tema da Campanha da Fraternidade, desse modo, dando uma atenção particular aos enfermos, fruto de segmento a Jesus Cristo, contribuindo com uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil”, afirmou Dom Gilson Andrade.
Dos subsídios da campanha, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também chama a atenção para três conceitos importantes: I. O cuidado com o doente; II. A prática de hábitos de vida saudável; III. Exigência de melhoria no sistema público de saúde, com atenção especial ao SUS.

Fonte: Site da SESAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário