Posse dos novos ACS

terça-feira, 20 de março de 2012

Os ACS do Bairro Novo lançaram o Projeto 12x8mmHg




Hoje (17) foi lançado pelos ACS da Unidade de Saúde Dr. Nestor Mesquita Martins No Bairro Novo o projeto (12x80 mmHg) tendo como objetivo identificar novos hipertensos e ao mesmo tempo orientar a comunidade que: A hipertensão arterial pode ser tratada com mudanças de estilo de vida, (alimentação saudável e exercícios físicos).

INFORMAÇÕES

Com o aumento da população com idade acima de 60 anos, graças ao maior tempo de expectativa de vida, a Hipertensão Arterial se tornou a doença crônico-degenerativa mais comum, nos adultos, estudos indicam que 15% dos adultos são portadores de Hipertensão Arterial. Estima-se que, no Brasil, exista um hipertenso para cada três pessoas com idade acima de 40 anos, sendo que 40% não tem conhecimento de sua doença.
 
Hipertensão Arterial é o aumento da pressão com que o sangue circula pelas artérias do corpo humano. O termo de comparação pode imaginar um esguicho de molhar jardins, como uma artéria e ao se apertar o mesmo, a água sai com maior força, isso seria a Hipertensão Arterial. Esse aumento da pressão pode danificar os órgãos e tecidos do organismo, além de fazer com que o sangue não possa executar suas funções (levar oxigênio e outros nutrientes e retirar o "lixo", que precisa ser eliminado), como deveria. E ainda, pode romper as artérias mais frágeis, causando hemorragias. Quando isso ocorre nas artérias do cérebro acontece o que se chama Acidente Vascular Cerebral - AVC - hemorrágico (o popular derrame cerebral).







Nenhum comentário:

Postar um comentário