Posse dos novos ACS

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Comer chocolate ajuda a combater mau humor



Foto: Wavebreak Media Ltd./Corbis
É verdade que o chocolate melhora o humor? Os nutricionistas dizem que sim. Além disso o chocolate dá a sensação de bem-estar e prazer. Segundo a nutricionista do Ministério da Saúde, Maria Penha Ferrer, tudo isso ocorre por causa da liberação de um neurotransmissor. ”Tudo está ligado no neurotransmissor chamado serotonina. Esse neurotransmissor é responsável por diversas funções em nosso organismo como liberação de alguns hormônios e também é fundamental para sensação de bem-estar e prazer. O consumo de chocolate está diretamente ligado na liberação desse neurotransmissor no cérebro que é a serotonina.”
A cientista política, Clarice Arraes, diz que o chocolate ajuda a acalmá-la. ”Em situações de estresse, eu preciso comer um chocolate que aí eu tenho minhas energias revigoradas para conseguir resolver o problema, então, muitas vezes, eu como chocolate como uma válvula de escape para tentar, de certa maneira, a voltar a ter o controle da situação”, conta.
A nutricionista Maria Penha Ferrer lembra que o consumo exagerado do chocolate pode trazer alguns problemas como o aumento de peso, hipertensão arterial, diabetes e aumento do colesterol. Para controlar a vontade de comer chocolate, ela recomenda que a pessoa inclua na dieta frutas, peixes, cereais integrais e grãos, pois eles também auxiliam na liberação de serotonina pelo cérebro, substância que dá bem-estar e prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário