Posse dos novos ACS

terça-feira, 1 de junho de 2010

Programa Saúde da Família ganha reforço com mais de cinco mil bicicletas


O objetivo é ampliar a cobertura de assistência às gestantes, crianças e idosos, visando reduzir os índices de mortalidade


Será anunciado nesta segunda-feira, 31 de maio, durante o Fórum Viva Vida, que acontece no Centro Cultural e de Exposições de Maceió (AL), o calendário de entrega de 5.300 bicicletas destinadas ao fortalecimento das ações no Programa Saúde da Família (PSF) nos 102 municípios alagoanos. A ação vai garantir uma condição melhor de transporte dos agentes comunitários de saúde que atuam, diariamente, no PSF.

" O objetivo é ampliar a cobertura à assistência as gestantes, crianças e idosos, contribuindo para redução dos índices de mortalidade infantil e melhoria da qualidade do atendimento à população" , ressaltou a diretora de Atenção Básica, Myrna Pimentel.

Myrna Pimentel disse, ainda, que o agente comunitário realiza visitas periódicas, atendendo a um público de 150 famílias que moram em áreas distantes uma das outras. " Muitos, para atenderem a demanda, eram obrigados a fazerem o percurso a pé, o que causava uma série de transtornos. Após ouvir o relato dos agentes, o governador Teotonio Vilela Filho ficou sensibilizado e resolveu adquirir as bicicletas, para facilitar as atividades dos profissionais" , afirmou.

As bicicletas serão distribuídas para os municípios, de acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, que definirá a quantidade a ser entregue a cada um. A diretora informou que haverá um estande no Centro de Convenções, onde os responsáveis irão assinar o termo de recebimento.

As bicicletas foram adquiridas com recursos do tesouro estadual, da ordem de R$ 1.510.000,00. Segundo Myrna Pimentel, essa era uma das demandas do Fórum Viva Vida que foi realizado nos municípios. Durante o evento, os agentes comunitários falaram sobre as dificuldades encontradas para atender as famílias, tendo em vista que muitas residem em localidades distantes.

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário