Posse dos novos ACS

sábado, 12 de junho de 2010

Homens ainda associam câncer de próstata a perda da virilidade

Participaram da pesquisa 52 pacientes com diagnóstico de câncer de próstata e encaminhados para tratamento cirúrgico.

Pesquisa da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) mostra que os homens maduros associam o câncer de próstata a perda da virilidade e da identidade masculina, o que gera grande sofrimento emocional e familiar. O trabalho aponta que as campanhas sobre saúde masculina, além de informarem o público e incentivarem o diagnóstico precoce, devem evidenciar as possibilidades de tratamento e cura. O estudo foi realizado pela psicóloga Ana Cristina Almeida Vieira, com orientação do professor Marcos Francisco DallOglio, da FMUSP.

Participaram da pesquisa 52 pacientes com diagnóstico de adenocarcinoma de próstata(câncer de próstata) e encaminhados para tratamento cirúrgico(prostatectomia radical). " Os pacientes foram avaliados antes do evento cirúrgico e após no mínimo seis meses da realização de cirurgia. Foram submetidos à entrevista psicológica semidirigida e escala SF-36(Short-Form Health Survey)" , afirma a psicóloga. " As entrevistas buscaram verificar as representações e fantasias relacionadas à saúde e à doença, vida afetivo-relacional e vida sexual" .

A média de idade dos homens pesquisados era de 66 anos. O mais novo tinha 43 anos e o mais velho 77. " Entre os pacientes, 94% declararam ter vida sexual ativa" , ressalta Ana Vieira. Antes da cirurgia, o estudo verificou que há muita desinformação sobre o câncer de próstata, o que é agravado pelo fato de a doença ser assintomática quando em fase inicial. " O câncer é associado à disfunção erétil e a cirurgia é vista como um obstáculo para a vida sexual" .

O diagnóstico leva a um sofrimento emocional importante, com dificuldades para manter relacionamento afetivo e sexual, vida profissional e outras atividades cotidianas. " Há um grande temor entre os homens da perda de sua identidade masculina e da própria vida" , ressalta a pesquisadora. " Poucos pacientes tem informações sobre os recursos para tratar o câncer de próstata e as sequelas decorrentes do próprio tratamento, como eventuais problemas na função erétil" .

Emocional
Fonte: USP
« Clique aqui para voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário