Posse dos novos ACS

terça-feira, 1 de junho de 2010

Desenvolvida primeira vacina capaz de prevenir o câncer de mama

Ensaios clínicos realizados em ratos impediram a formação de tumores além de inibirem o crescimento de tumores já existentes


Pesquisadores da Cleveland Clinic Lerner Research Institute, nos Estados Unidos, desenvolveram a primeira vacina para prevenir o câncer de mama. Segundo a equipe de pesquisa, testes que estão sendo realizados em ratos têm mostrado um resultado muito favorável.

Os pesquisadores descobriram que uma única vacinação com o antígeno a-lactoalbumina, presente nas células do câncer de mama e encontrado em mulheres saudáveis apenas durante a lactação, é capaz de prevenir a formação de tumores de câncer de mama em ratos, além de inibir o crescimento de tumores já existentes.

"Acreditamos que esta vacina irá, algum dia, ser usada para prevenir o câncer de mama em mulheres adultas, da mesma forma que as vacinas previnem poliomielite e sarampo em crianças", disse o investigador principal do estudo, Vincent Tuohy. "Se ela funcionar em humanos assim como funciona em ratos, será monumental. Poderíamos eliminar o câncer de mama".

No estudo, camundongos geneticamente predispostos ao câncer foram vacinados - a metade com uma vacina contendo a-lactoalbumina e outra metade com uma vacina sem o antígeno.

Vídeo da Cleveland Clinic Lerner Research Institute sobre a primeira vacina contra o câncer de mama

Nenhum dos camundongos vacinados com a-lactoalbumina desenvolveu câncer de mama, enquanto todos os outros ratos o fizeram.

Os pesquisadores pretendem vacinar as mulheres acima de 40 - quando o risco de câncer de mama começa a aumentar, e a gravidez torna-se menos provável. Para as mulheres mais jovens com um risco acrescido de câncer de mama, a vacina pode ser uma opção a considerar, em vez da profilaxia mastectomia radical.

"A maioria das tentativas de vacinas contra o câncer têm como alvo o vírus, ou cânceres que já se desenvolveram", disse o diretor do Centro da Mama na Clinica Cleveland, Joseph Crowe. "Tuohy não é um investigador do câncer de mama, ele é um imunologista, por isso a sua abordagem é completamente diferente - atacar o tumor antes que ele possa desenvolver-se. É um conceito simples, mas que não havia sido explorado até agora."

Tuohy acredita que as conclusões deste estudo vão além do câncer de mama, proporcionando uma visão para o desenvolvimento de vacinas para prevenir outros tipos de câncer.

A euipe de pesquisa informou que testes clínicos em humanos podem começar no próximo ano.

Fonte: Isaude.ne

Nenhum comentário:

Postar um comentário