Posse dos novos ACS

sábado, 8 de maio de 2010

VEJA ALGUNS PASSOS DO NOSSO PISO





26/4/2010 COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES (CCP)

Encaminhada à publicação. Publicação Inicial no DCD de 27/04/2010.

*

26/4/2010 Comissão de Finanças e Tributação (CFT)

Prazo para Emendas ao Projeto (5 sessões ordinárias a partir de 27/04/2010) *

COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES (CCP)

Encaminhada à publicação. Publicação Inicial no DCD de 27/04/2010.

Postado por Eliseu Lima acs às 21:23:00 18 comentários Links para esta postagem

Marcadores: (Agência Câmara), Blog do Acs Eliseu

Reações:



PREFEITURA DE FORTALEZA CONVOCA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

TV Diário - 01/05/2010 - 10:43

Prefeitura de Fortaleza convoca agentes comunitários de saúde

A Prefeitura de Fortaleza está convocando mais 960 agentes comunitários de saúde aprovados no concurso de 2006. Com a nova convovação, passa a 2.500 o número de profissionais contratados pelo município.

> Confira a lista dos candidatos convocados pela Prefeitura

Os candidatos aprovados vão atuar em áreas com riscos sociais, ambientais e sanitários, ou seja, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo; risco de deslizamento, inundação, alagamento, desabamento, alto índice de mortalidade infantil e infestação de dengue.

Os profissionais devem comparecer à junta médica do Instituto de Previdência do Município entre os dias 10 e 21 de maio.

*

Postado por Eliseu Lima acs às 21:17:00 1 comentários Links para esta postagem

Marcadores: Blog do Acs Eliseu, CCverdesmares.com

Reações:



quinta-feira, 29 de abril de 2010

SERIA COMICO SE NÃO FOSSE TRAGICO! A INFORMAÇÃO É PRA SER DIFUNDIDA OU ESCONDIDA?





Veja você ACS e ACE que explicação plausível o presidente da FEPEACS federação pernambucana dos ACS, “MANOEL” deu em uma assembléia na cidade de vitoria de santo antão - PE.



A CONACS NÃO ESTAR PUBLICANDO O ANDAMENTO DAS DECISÕES E ANDAMENTO DOS PROJETOS EM BRASILIA PARA QUE OS "SITE" NÃO COPIEM E COLEM ESSAS INFORMAÇÕES!. Colegas, perguntar não ofende informa, por isso vou perguntar: A CONACS nos pede pra vender rifas, mais não quer passar as informações é justo? A CONACS fez um evento de vários dias e não divulga para os estados em geral, e os mesmo contribuem financeiramente para a existência da mesma, ora, se os municípios, e são muitos não enviaram representantes até Goiás como tomaram conhecimento do que foi resolvido lá? A diretoria que foi eleita para passar as informações e os mesmo se negam, estão capacitados para nos representar? Sei que os diretores da CONACS não olham para mim com bons olhos porque não sou daqueles que só passam aplausos “elogios”, mais sim daqueles que cobram e que faz elogio quando é para tal.



Espero um maior respeito a nós ACS e ACE do Brasil!



Será que alguém irá se pronunciar?

Vitória 29 de Abril de 2010.





Postado por Eliseu Lima acs às 13:32:00 25 comentários Links para esta postagem

Marcadores: Blog do Acs Eliseu

Reações:



AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE AGUARDAM REGULAMENTAÇÃO DO PISO SALARIAL









Segundo o dep. Raimundo de Matos os acs eace constitucionalmente já tem um PISO e um PCCR, leia em destaque no meio da materia!"grifo nosso, blog do acs eliseu" 29/04/2010 (09:17)

Por: Márcio Dornelles





Depois da aprovação da PEC 391, que dispõe sobre a efetivação do piso salarial nacional e do Plano de Cargos e Carreira dos agentes comunitários de saúde e de endemias do país, a Câmara Federal criou uma comissão para analisar a regulamentação e a criação de uma lei federal. O grupo, composto por 17 deputados, terá 10 sessões para analisar a proposta e a casa deve aprovar a matéria até o mês de junho. O salário da categoria pode subir de R$ 930,00 para R$ 1.020,00.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), autor do projeto, em entrevista ao portal Ceará Agora, falou sobre os trabalhos da casa para a análise da matéria. “Todos os agentes comunitários de saúde e de endemias do Brasil, constitucionalmente, já tem direito a um piso salarial e um plano de Cargos e Carreira. Essa comissão terá 10 sessões para analisar a proposta que nós apresentamos, dessa regulamentação”, disse.

O parlamentar falou também da presteza dos processos para aprovação, já que, após junho, a Constituição Federal não permite a votação do projeto nos meses seguintes. “Nós estamos acelerando os trabalhos para que, mais tardar em junho, nós possamos aprovar a regulamentação. (...) Temos que aprovar até o mês de junho, porque a constituição proíbe nos meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro, a incrementarão do projeto, em virtude do processo eleitoral nacional”, esclareceu.

As melhorias, previstas com a aprovação da PEC, são esperadas pelos profissionais da área, como destacou a presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde do Ceará, Edilsa Andrade. Para ela, o projeto irá trazer melhorias não apenas para os agentes, mas também para a sociedade, que é atendida pelos profissionais. “Para que nós, profissionais, venhamos a ter um piso salarial digno, com direito ao PCC (Plano de Cargos e Carreira), com direito à insalubridade, para que isso venha a produzir, não só no nosso bolso, mas também no desenvolvimento das nossas atribuição, nossas responsabilidade, para com a população a qual assistimos e, no geral, melhoria pra todos”.

Postado por Eliseu Lima acs às 13:14:00 18 comentários Links para esta postagem

Marcadores: Blog do Acs Eliseu, Ceará Agora

Reações:



quarta-feira, 28 de abril de 2010

12/06 DIA DO ACS, ACE E ASP, ESSA É A DATA ESTADUAL DE-MS PARA ESSES PROFISSIONAIS COMEMORAR! MAIS SERÁ QUE PASSA NA CCJR?







Projeto institui o Dia do Agente de Saúde Pública









Na sessão plenária, desta terça-feira, o deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR), apresentou projeto de lei que institui o dia 12 de junho o Dia Estaudal do Agente de Saúde Pública, Agente de Endemias e do Agente Comunitário de Saúde.

Na justificativa do projeto o deputado argumenta que "a atividade desenvolvida pelos Agentes de Saúde, Agentes de endemias e dos Agentes Comunitários é muito importante e designar uma data para homenageá-los é uma forma de motivação e reconhecimento ao trabalho desses incansáveis agentes públicos, que cuidam da saúde da população, principalmente dos mais carentes, muitas vezes salvando vidas".

Agora o projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justica e Redação (CCJR).



Postado por Eliseu Lima acs às 07:39:00 0 comentários Links para esta postagem

Marcadores: Blog do Acs Eliseu, PJPTLagoas

Reações:



GOVERNADOR DO DF ROGERIO ROSSO IRÁ CHAMAR MAIS 250 ACS E 728 MÉDICOS

28/04/2010

Rosso se reúne com diretores

Ed Alves



Ampliar imagem

Governador promete descentralização e servidores para amenizar problemas



Francisco Gomes



O governador Rogério Rosso se reuniu ontem, mais uma vez no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), com o secretário de saúde, Joaquim Barros, e com diretores regionais. Em uma reunião que durou mais de três horas, os gestores apresentaram as principais demandas de suas respectivas regiões. A falta de recursos humanos e de autonomia para administrar as unidades hospitalares foram as principais dificuldades mencionadas por eles.

Rosso prometeu a implantação imediata de várias medidas para atender às reivindicações dos gestores. A descentralização de toda a rede em 48 horas é uma delas para permitir que os próprios diretores possam resolver problemas internos como a compra de medicamentos sem precisar do aval das Secretarias de Saúde e de Fazenda, esta última, responsável pela liberação de verbas para as pastas do governo.

“A partir de hoje, estamos concentrando todos os esforços para que todos os serviços de saúde possam ser prestados da melhor forma possível para a comunidade. Por isso, vamos implantar um conjunto de ações para desabastecer a rede e para que cada unidade hospitalar tenha autonomia para administrar seus próprios problemas e não fiquem reféns da burocracia. Todos os gestores que estão aqui mostraram muito boa vontade para melhorar a saúde do DF. Acredito que juntos vamos conseguir”, assegura o governador.

Outra medida que visa desafogar o fluxo de pacientes nos hospitais do DF é o funcionamento imediato das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Para isso, o governador informou que, no prazo máximo de oito semanas, as duas primeiras unidades, que já estão prontas, uma no Recanto das Emas e outra em São Sebastião estarão funcionando e deverão atender, juntas, mais de mil pacientes por dia. Rosso também assinou decreto que qualifica a Cruz Vermelha como organização social para que a entidade possa gerenciar as UPAs.

Para suprir a carência de pessoal, o governador determinou a convocação imediata de 728 médicos aprovados no último concurso realizado no início deste mês. Também serão chamados 250 agentes comunitários de saúde, que terão à disposição bicicletas para facilitar o trabalho que é feito de residência em residência.

Também foram anunciados o início do funcionamento do laboratório do Hospital Regional de Taguatinga, a Subestação de energia do Hospital Regional de Sobradinho, o pronto-socorro obstetrício do Hospital Regional do Gama, a unidade de Odontologia do Hospital Regional da Asa Sul, a entrega de 700 bicicletas e palmtops para agentes do programa Saúde na Família, e a rapidez no processo de nomeação de 728 profissionais de saúde, além da convocação imediata de 250 agentes comunitários para o combate à dengue.



Com relação à falta de médicos para plantões nos hospitais e centros de saúde, o governador afirmou que será implantado um programa para estimular os profissionais. “Queremos dar melhores condições de trabalho para os médicos para que eles se sintam estimulados a prestar um serviço de qualidade aos pacientes. Vamos trabalhar para isso”, adianta o governador.

O secretário de Saúde, Joaquim Barros, classificou como positiva a reunião com os diretores regionais. “Foi uma oportunidade que eles tiveram para apresentar, ao governador, as principais dificuldades enfrentadas em suas áreas de atuação. São problemas que já existem há anos e que, a partir de agora, com o apoio do governador, nós vamos buscar as soluções que visam agilizar os atendimentos na rede hospitalar do DF”, enfatiza o secretário.

Já o diretor da regional de Sobradinho, Eloadir Galvão, considerou louvável a iniciativa do governador de reunir todos os diretores regionais para discutir formas de melhorar a saúde do DF. “Essa foi a primeira vez, em 30 anos que trabalho como médico, que um governador faz uma reunião como essa. Saio daqui com a impressão de que juntos vamos encontrar soluções para desburocratizar a rede e otimizar os atendimentos e dessa forma suprir as demandas dos usuários do sistema público de saúde do DF”, declara Galvão.

Ainda segundo o diretor, Sobradinho tem uma população estimada em 270 mil habitantes e, nos últimos anos, a demanda hospitalar da cidade quadruplicou em função da falta de capacidade da Secretaria de Saúde para atender as necessidades da população. “Em 1980 a população era de 60 mil habitantes e tínhamos 240 leitos hospitales. Hoje, somos 270 mil e temos apenas 284 leitos. Com essa carência, é impossível prestarmos um serviço de qualidade”, observa o diretor da regional.

Postado por Eliseu Lima acs às 07:25:00 2 comentários Links para esta postagem

Marcadores: Blog do Acs Eliseu, Tribuna do Brasil

Reações:



segunda-feira, 26 de abril de 2010

TEXTE SELETIVO PARA ACS, SORRISO-MS

Sorriso: Realizará teste seletivo para contratação de 40 agentes comunitários de SaúdeSérgio Édison - ClicHoje





A Prefeitura de Sorriso realizará processo seletivo simplificado para o preenchimento de 40 vagas no cargo de agente comunitário de saúde. O salário é de 783,30.

As inscrições são gratuitas e terminam no dia 30 de abril, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na sede da prefeitura.

O candidato deverá ter ensino fundamental completo e preencher o requerimento de inscrição e anexar cópias do CPF, RG e comprovante de residência original (conta de telefone, água ou luz).

Os candidatos que se declararem portadores de deficiência serão convocados para se submeter à perícia médica promovida por equipe multiprofissional do município.

As provas serão realizadas no dia 9 de maio, das 8h ao meio-dia, na Escola Ivete Arenhardt.

o candidato deve levar comprovante de inscrição, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta, sendo obrigatória a apresentação de documento oficial de identidade com fotografia.





Clique aqui para acessar o edital.

Postado por Eliseu Lima acs às 20:04:00 2 comentários Links para esta postagem

Marcadores: Blog do Acs Eliseu, Tôsabendo.com

Reações:



CIDADE PRETENDE REGULAMENTAR AGENTES DE SAUDE

Élvia Moraes - 25/04/2010Prefeitura propõe elevar número de agentes comunitários para 170



A Câmara Municipal recebeu ontem três projetos do Executivo para tramitação em maio. Entre as matérias a serem analisadas pelo plenário está a regulamentação da profissão de agente comunitário de saúde e endemias, que cria mais 40 cargos, passando de 130 para 170 profissionais.

Postado por Eliseu Lima acs às 19:51:00 0 comentários Links para esta postagem

Marcadores: Blog do Acs Eliseu, Jornal da Manhã

Reações:



sábado, 24 de abril de 2010

CNM FARÁ MARCHA EM BRASÍLIA NO MES DE MAIO























04/04/2010 Saúde é um dos temas prioritários da XIII Marcha a Brasília A luta da Confederação Nacional de Municípios (CNM) pela regulamen- tação do financiamento da Saúde no Brasil ainda não terminou. Apesar de não ter o apelo atendido em dezembro do ano passado, quando promoveu uma mobilização para pedir aos deputados que votassem o PLP 306/2008, as discussões sobre o tema continuam em maio na XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. De acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, esta deve ser um das principais discussões sobre o tema Saúde na XIII Marcha. Segundo Ziulkoski, os Municípios estão sobrecarregados, investem valores além do previsto pela legislação, enquanto a União e os Estados não gastam o suficiente. Para reforçar a importância dos prefeitos, vereadores e secretários de Saúde participarem do encontro, outro destaque de Ziulkoski: “Exigimos que os Estados cumpram o porcentual de 12% de investimento em Saúde e que seja definido o porcentual de 10% para a União. Não é mais possível asfixiar os Municípios com o não-cumprimento da Lei”. Além das discussões agendadas para tratar do assunto, a programação da Marcha também conta com oportunidades ímpares para levar essa reivindicação – mais atenção à Saúde dos cidadãos – ao governo federal e aos parlamentares. A intenção é mostrar que os Municípios merecem mais atenção, pois são os principais financiadores da Saúde brasileira. Programação Na quarta-feira, 19 de maio, por exemplo, há um espaço reservado para a participação dos candidatos à presidência da República. Chance para ouvir e discutir com eles os principais pedidos do municipalismo. Ainda na quarta-feira, estão previstas reuniões de bancada, onde os deputados ouvirão, mais uma vez, a exigência de que o PLP 306/2008 seja votado com urgência.

Outras discussões

Ainda em Saúde, outro tema relevante estará em pauta: o piso dos agentes comunit- ários em Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE). Se aprovado, a CNM calcula que o impacto aos Municípios seja de R$ 2,2 bilhões. A entidade destaca que não é contra o aumento do piso, mas exige que seja indicada a fonte de financiamento para o pagamento dos profissionais.

A exigência de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

(CNPJ) para fundos

municipais também preocupa os prefeitos. Desde o ano passado, representantes

da CNM

reúnem-se com a Receita Federal para tratar do tema e mais informações serão

divulgadas no

encontro. Aos gestores municipais, cabe a responsabilidade de apoiar a Marcha.

Maior

encontro municipalista da América Latina, ela é uma oportunidade para trazer à

capital

federal e apresentar às autoridades as principais dificuldades enfrentadas pelos

Municípios.

“São os prefeitos quem recebem pedidos, ouvem reclamações da população, estão

mais

próximos do povo. O momento é de união a favor das comunidades em cada

Município brasileiro”,

destaca Ziulkoski.



Postado por Eliseu Lima acs às 14:36:00 0 comentários Links para esta postagem

Marcadores: Blog do Acs Eliseu, PJPTLagoas

Reações:



PROVAS ADIADAS EM ITUMBIARA

Itumbiara



24-04-2010

Provas do concurso para agentes de saúde são adiadas para o próximo domingo



Arquivo



Wanderlei Domingos da Costa Jr, secretário de Saúde de Itumbiara



As provas objetivas para o processo seletivo para contratação de 60 agentes comunitários de saúde e de combate de endemias, que seriam realizadas amanhã, foram transferidas para o próximo domingo, dia 02 de maio, conforme edital de retificação publicado ontem pelo secretário de Saúde Wanderlei Domingos da Costa Júnior. As provas serão aplicadas na Escola Municipal Floriano de Carvalho, a partir das 13h. Os candidatos terão prazo de quatro horas para responder as questões. O resultado final do concurso será divulgado no dia 14 de junho.



Postado por Eliseu Lima ac

Nenhum comentário:

Postar um comentário