O exercício da cidadania tem sido uma constante na vida do agente comunitário de saúde, Odair José Santos de Santana, 36 anos, natural de Ipiaú, eleito vereador, pelo PTdoB , com 589 votos. Há vários anos ele vem se movimentando no sentido de promover eventos culturais, organizar a juventude do Bairro Euclides Neto dotando-a de instrumentos necessários ao desenvolvimento social e intelectual, e assim contribuir com o próprio desenvolvimento do município. Mais conhecido pelo apelido de “Daí”, esse jovem filho da parteira Ana Santana e do trabalhador rural Marivaldo José de Santana, tem todos os requisitos para uma boa atuação na Câmara Municipal. Nesta entrevista ele revela momentos de sua luta pelo fortalecimento da cidadania e sua trajetória até a conquista de uma vaga no Poder Legislativo.
Giro- De inicio queremos saber alguns dos seus dados biográficos que não foram citados na apresentação desta entrevista.
- Nasci e me criei na Rua do Honório, onde tenho muitos amigos e à qual dedico muita consideração. Aprendi a gostar e defender a comunidade do Bairro Euclides Neto que há mais de 12 anos não tinha um representante na Câmara. Sou casado com Leliane Purcino Santana, tenho dois filhos (Gabriel e Leví), cinco irmãos, cursei o segundo grau completo e fiz curso técnico de Enfermagem, com especialização em Centro Cirúrgico.
Giro- Quando teve inicio o seu trabalho social?
-No ano de 2004, logo após a seleção brasileira ganhar a Copa do Mundo. Em parceria com um amigo, Lucivaldo Ferreira dos Santos (Lêlinha) fundei uma Escolinha de Futebol que contribuiu para o bom encaminhamento de muitos garotos. Logo depois fundamos a Associação Comunitária Canarinho que permitiu a formação intelectual de muitos jovens no Bairro Euclides Neto. Também participei da fundação da Associação Desportiva Bairronovense. Em seguida ingressei no trabalho de base da Igreja Católica (Paróquia de São José Operário) onde adquirir muita experiência e um melhor entendimento da prática da fraternidade.
Giro- Detalhe essa sua participação nas comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica.
-Atuei durante bom tempo na Pastoral da Juventude, onde fui coordenador e assessor. Atualmente sou vice-coordenador da Pastoral da Família.
Giro- Seu exercício da cidadania se estende em outras áreas?
-Sim. Fui membro do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Educação, presidente da Associação Bairronovense e da Associação dos Agentes Comunitários de Ipiaú. Na sede da Associação Bairronovense instalamos uma escolinha de música e uma biblioteca. Quero dizer que bom cidadão é aquele que tem a oferecer ao seu município. Algumas pessoas muito cobram do município e pouco fazem por ele.
Giro- E sua entrada na política partidária, como se deu?
-Por influência do Dr.Deraldino. Ele sempre me motivou a participar da vida pública e percebeu que eu tinha capacidade para a política. Incentivado por ele concorri à eleição de 2004, pelo PL, e obtive 232 votos. Na eleição seguinte,em 2008, já no PTdoB tive 357 votos e agora fui eleito com 589 votos.
Giro- Quais as principais carências que você percebe da cidade?
-Ipiaú é uma cidade em desenvolvimento, mas precisa revê a sua infra-estrutura. Necessita de pavimentação em determinadas áreas, assim como de investimentos na cultura, porque a nossa juventude tem poucas opções culturais. Uma sociedade sem cultura é uma sociedade sem vida, sem alma. Investindo na cultura o município só tem a lucrar.
Giro- Como será a sua atuação na Câmara?
-A comunidade terá um vereador comprometido com o bem comum e com uma visão futurista. Tenho consciência de que não podemos apresentar projetos que gerem despesas ao Poder Executivo, pois isso é inconstitucional, mas lutaremos pela implantação de cursos profissionalizantes que resultem no acesso da juventude ao mercado de trabalho. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os que colaboraram com a minha vitória, em especial aos Agentes Comunitários de Saúde e às comunidades do Bairro Euclides Neto e Fazenda do Povo.
(Giro/José Américo Castro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário