Posse dos novos ACS

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ministério da Saúde apoia formação de agentes comunitários de saúde no Haiti



             Foto: Bandeira do Haiti / Divulgação
Uma cooperação entre os governos brasileiro, cubano e haitiano ajuda a organizar a rede de atenção básica em saúde do Haiti. Trata-se do Projeto de Cooperação Sul Sul em Saúde, que já formou 58 agentes comunitários de saúde no país. O Ministério da Saúde participa com recursos e levando a experiência do país na área de atenção básica. Nesta terça-feira, 19 de junho, haverá a aula inaugural para seis novas turmas. Ao todo 180 novos alunos serão formados nesta data.
Os agentes vão trabalhar nas regiões de Carrefour, Bom Repos e Beudet, região metropolitana de Porto Príncipe, capital do Haiti. A meta até o fim do projeto é formar mil agentes comunitários para levar o projeto as demais regiões do país.
Uma equipe de técnicos brasileiros colabora com o projeto. “O Brasil está envolvido principalmente levando a nossa experiência na área de atenção básica à saúde ao Haiti. Nós ajudamos diretamente nessa formação dos agentes haitianos. É um intercâmbio muito positivo para o fortalecimento do sistema de saúde do Haiti, já que trabalhamos em conjunto com a experiência cubana”, explica o consultor técnico da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde, Ricardo Barcelos.
O consultor explica que a formação de agentes de saúde é essencial para o desenvolvimento sanitário do país, já que os alunos formados vão atuar diretamente na atenção básica. “Isso envolve orientações básicas de saúde, realizando atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, higiene pessoal, cuidados com gestantes, idosos e crianças. Também há orientações sobre vacinação e atenção básica à saúde, além de realizarem o cadastramento das famílias para o acompanhamento da situação de saúde nas regiões, isso tudo fará uma enorme diferença na saúde da população haitiana”, esclarece Barcelos.
Os investimentos para a cooperação vêm dos recursos autorizados pela Lei nº 12.239, de 19 de maio de 2010, que aprovou crédito extraordinário no valor de R$ 135 mil para o Ministério da Saúde para a realização de operações de assistência especial no exterior no Haiti. Parte dos recursos é utilizada para a Formação de Recursos Humanos. O Brasil desenvolveu em conjunto com Cuba e Haiti o currículo para a formação dos agentes comunitários e realizou treinamentos para a formação de professores. Também houve colaboração com a locação de salas, implantação de uma secretaria escolar e aquisição de equipamentos, computadores e materiais didáticos para as aulas.
A aula inaugural da próxima turma de agentes acontece também no dia 19 de junho na L’ Académie des Perles Noires, em Porto Príncipe, no Haiti. A ministra de Saúde do Haiti, Florence D. Guillaume, estará presente. Representantes do Ministério da Saúde do Brasil e da Embaixada do Brasil no Haiti também vão participar da aula inaugural.
Fonte: Maria Carolina Lopes/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário