Posse dos novos ACS

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bahia participa de estudos para desenvolver vacina contra a dengue.



Três estudos estão sendo realizados no mundo para criar uma vacina contra os quatro tipos de dengue, de acordo com informações do pesquisador e diretor da Fundação Oswaldo Cruz na Bahia (Fiocruz), Mitermayer Galvão. Um dos estudos, uma parceria entre a Fiocruz e a multinacional GlaxoSmithKline (GSK), conta com a contribuição da Bahia.
“Agora estamos preparando as condições para no futuro testar essa vacina. Subsequentemente vamos fazer o teste na fase dois, que é para ver a eficácia, e ai a vacina tem que ser testada no local onde há incidência da doença para que seja demonstrada a eficácia dela. Em uma etapa posterior a vacina é testada no mundo todo, para verificar se ela funciona em qualquer indivíduo, com qualquer genética. Ela será testada na América, na Ásia, na África e na Europa, ai teremos certeza que a vacina funciona para todos”, explica Galvão.
Segundo o pesquisador, as vacinas que estão sendo desenvolvidas vão precisar de no mínimo cinco anos para serem disponibilizadas para a população. A demora no desenvolvimento da vacina se deve à importância de que ela evite o contágio dos quatro sorotipos, variações da doença, ao mesmo tempo.
(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário