Posse dos novos ACS

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O sucesso do projeto 'lixo, este problema também é meu'


Tudo começou quando a nossa consciência e o nosso olhar passaram a nos mostrar que era possível mudar o lugar em que morávamos, tornando-o melhor, mais limpo, saudável, bonito e agradável. E assim, nós Agentes Comunitários de Saúde e parceiros resolvemos, dentro das nossas possibilidades, arregaçar as mangas e criamos este projeto. Na verdade já havíamos tentando antes, mas sem muito sucesso, então decidimos melhorá-lo e buscamos parcerias. Assim renasceu o projeto: “Lixo, este problema também é meu”, que tinha e tem o objetivo de motivar, sensibilizar e conscientizar os moradores do nosso bairro denominado que o Conjunto Residencial Antonio Carlos Magalhães, quanto a importância de cuidarem melhor do lixo produzido, mostrando que o lixo também é nosso problema.

Sabíamos que não seria fácil, pois a história do nosso bairro mostrava que era conhecido como o bairro mais sujo da cidade e a realidade nos mostrava isso, tanto que teve destaque esse ano como umas das localidades com o maior número de caso de dengue. Cheguei a conhecer moradores que se mudaram e chamaram o local de “chiqueiro” e de que não deixaria os filhos brincarem nas ruas por causa da sujeira.
Trabalho de conscientização da população
Desse modo, elaboramos dentro do projeto algumas estratégias, tais como: reuniões comunitárias para mostrar fotos e documentários do bairro mostrando o perfil do nosso bairro. A reunião mostrada na foto aconteceu no dia 20/08, quando compareceram mais de 300 pessoas. Foi aí que ficamos mais motivados e sentimos que estávamos no caminho certo.

Os esforços dos agentes de saúde, que estão fazendo um belíssimo trabalho, infelizmente não são reconhecidos pela prefeitura de Ipiaú, que ainda não repassou o complemento de salário que foi aprovado pelo governo federal. Mas de qualquer forma esses heróicos grupos de agentes continuam dando demonstração de amor não só pelo bairro mas também pela comunidade.

EQUIPE NOTA DEZ

Parabéns pessoal pelo exemplo que pode ser seguido, mas que também seja reconhecido pelo poder publico de Ipiaú. Valeu!
 
Fonte: Blog de Marcelo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário