Posse dos novos ACS

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Brasil registra casos de sarampo após quatro anos sem a doença

O Ministério da Saúde está em alerta. Além do sarampo, há casos de dengue do tipo 4 sendo investigados no Norte do país.

O Ministério da Saúde está em alerta. Depois de quatro anos sem registrar nenhum caso de sarampo, dois estados tiveram a confirmação da doença.
O Ministério da Saúde trabalha com a possibilidade de o sarampo ter sido contraído fora do Brasil. Dois casos de sarampo tiveram exames preliminares com resultado positivo no Rio Grande do Sul.
São duas crianças, de 11 e 12 anos que estiveram com a família em Buenos Aires. Segundo a família, elas não foram vacinadas por serem alérgicos a ovo.
Já outro caso confirmado foi no Pará, com três irmãos que também não foram tomaram a vacina contra o sarampo. Segundo o ministério, o vírus encontrado nesses irmãos é similar aos dos surtos registrados em Inglaterra, França, Itália e Holanda. A preocupação agora é evitar a volta do vírus no brasil.
O sarampo é uma doença muito perigosa. Os sintomas são fáceis de perceber: febra alta, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, catarro. É preciso tratamento atento.
Não só o sarampo está voltando. A dengue tipo 4 também assusta no Norte do país. Há oito casos sendo investigados pelo governo em Boa Vista (RR).
Como no sarampo, a preocupação é evitar que uma epidemia de dengue do tipo quatro se alastre pelo país.
O alerta se justifica mesmo porque a população não tem imunidade contra esse vírus, que não era detectado no país há 28 anos. Mas circula em pelo menos dez países, como a Venezuela, Peru, Colômbia e Equador.

Fonte: G1.com/bomdiabrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário