Posse dos novos ACS

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Gripe: reforce seu sistema imunológico através da alimentação


  • Em tempos de reforço extra para a gripe Influenza A H1N1, ter o sistema imunológico a pleno vapor é essencial. E a alimentação pode ajudar nesta tarefa. Afinal, a baixa imunidade está ligada à falta de nutrientes. “Quando isto ocorre, é comum ficarmos resfriados. Nossos cabelos e unhas ficam fracos, uma vez que o nosso organismo não os prioriza, pois opta por dar prioridade aos órgãos vitais na distribuição dos nutrientes escassos”, explica a nutricionista Noadia Lobão.

    Segundo ela, uma das causas da baixa imunidade é, “o alto nível alto de estresse”. “A dica  é praticar atividades que promovam o bem-estar como yoga e atividade física”, defende Noadia. Mas se o estresse pode ser mais difícil de evitar, há uma extensa lista de alimentos que incrementam o sistema imunológico, como alho, iogurtes probióticos, abacate, ovo caipira,  cebola e frutas cítricas, entre outros.

    Conheça a lista completa dos alimentos

    “O óleo de abacate, por exemplo, possui uma alta concentração de beta-sitosterol, um estimulante da imunidade. Ele aumenta a proliferação dos linfócitos e a atividade das células do tipo natural killers (NK – células assassinas naturais), que matam os microorganismos invasores. O abacate também possui nutrientes importante para a nutrição celular, como magnésio, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e vitamina C”, explica a nutricionista.

    Receitas populares e alimentos que podem prejudicar a imunidade

    Alguns suplementos podem entrar na dieta. “A própolis contém alto teor de flavonóides, com ação antimicrobiana, antiviral e antioxidante. A geleia real tem todos os aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, além de cálcio, cobre, ferro, fósforo, vitaminas D, E e C, que atuam no sistema imunológico”, cita ela.

    E existe também a sabedoria popular. A escritora Sonia Hirsch, por exemplo, recomenda um caldo de rã que deve ser tomado em jejum. O que garante o seu poder? Nem ela mesmo ela explica. “Não sei por que o caldo de rã funciona. É um saber popular. Pedro Nava diz, em um de seus livros de memórias, que foi salvo da tuberculose pelo caldo de rã. Nunca encontrei material elucidativo a respeito, e quando passo a receita, no meu livro 'Deixa sair', faço questão de enfatizar que é a receita do Pai José, que mandava tomar uma semana, parar uma, tomar mais uma. Em jejum.”, diz. 

    Assim como alguns alimentos ajudam o sistema imunológico, outros prejudicam. Mas isso depende do organismo. “Varia muito de pessoa para pessoa e conforme a circunstância. Sabemos que existem comportamentos de risco. Açúcar, por exemplo, é um risco para a maioria. Leite e derivados são um risco para muitos”, diz Hirsch. http://gnt.globo.com/EstarBem/Materias/Gripe--reforce-seu-sistema-imunologico-atraves-da-alimentacao.shtml

Um comentário:

  1. Os próprios agentes comunitários de saúde são um grupo de risco para contrair a tuberculose. Não por fazerem parte da comunidade, mas serem profissionais de saúde. De qualquer forma, é importante discutir também estratégias para minimizar a exposição dos ACS à doença. Como os pacientes que seguem o tratamento deixam de ser contagiosos em duas semanas, acredito que o mais importante seja o cuidado ao lidar com o tossidor crônico que não procurou atendimento médico.

    ResponderExcluir