Posse dos novos ACS

quinta-feira, 30 de junho de 2011

 CONACS E CNM FRENTE A FRENTE 

A Audiência Pública da Comissão Especial do Piso Salarial dos ACS e ACE, dará oportunidade de colocar a CONACS frente a frente com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Esse enfrentamento deverá ser decisivo para a conclusão das negociações junto ao Governo Federal, uma vez que segundo o Ministério da Saúde o grande obstáculo para a rugulamentação do Piso Salarial é a dificuldade dos Municípios em aceitar o valor de R$ 1.090,00.
A CONACS está preparando uma grande mobilização para os dias 05 e 06. Segundo Ruth Brilhante, " o momento é de nos sacrificar e buscar com todas as nossas forças mostrar união e mobilização, conto com os colegas de todos os Estados, principalmente com os ACS e ACE de Goiás e do DF, para lotarmos mais uma vez a Câmara de Deputados e lutarmos para conserguirmos a regulamentação do nosso Piso Salarial".
Ontem a Comissão Especial aprovou 3 requerimentos de seminários estaduais e como parte de uma estratégia da Categoria, estaremos realizando Seminários em todos os Estados para que a categoria faça a discussão do Piso Salarial junto com o Governo Estadual e os Prefeitos de cada Estado.
Esses Seminários não irão interromper os trabalhos em Brasília, porém poderão fortalecer o apoio à regulamenação do Piso Salarial. Dra. Elane Alves ao comentar sobre essa estratégia ressaltou que: " Os Seminários ou Audiências Públicas nos Estados tem como objetivo discutir o aopio dos Governadores e prefeitos à regulamenação do Piso Salarial, uma vez que na condição de Políticos sabem a força da categoria dos ACS e ACE e poderão ficar cara a cara com seus eleitores, e assumir o compromisso de apoio a categoria, principalmente os Prefeitos que enfrentarão eleições municipais no próximo ano!"

sábado, 25 de junho de 2011

  Programa Agente Comunitário de Saúde - PACS
 
                                                                                    
O PACS é compreendido como uma estratégia transitória para o PSF. Sua meta é contribuir para a reorganização dos serviços de saúde, integração das ações entre os diversos profissionais e para ligação efetiva entre a comunidade e as unidades de saúde. O agente comunitário de saúde (ACS) é uma pessoa da própria comunidade, preparada para orientar as famílias no cuidado de sua saúde e da saúde da comunidade. Deve agir em sintonia com a Unidade de Saúde mais próxima. Identifica problemas, orienta, encaminha e acompanha a realização dos procedimentos necessários à proteção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde das pessoas daquela comunidade. Cada ACS atende cerca de 750 pessoas. 

                                          A trajetória do Programa


Década de 70

1974 - Projeto de Saúde Comunitária da Unidade São José do Murialdoda Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sulcom Projeto Voluntários de Saúde (pessoal da comunidade atuando junto à equipe de saúde comunitária do Murialdo.
1976 - PIASS Início dos primeiros programas de Residênia Médica na área (Saúde Comunitária, Medicina Integal e Medicina Comunitária.
Década de 80 - início da experiência de Agentes Comunitários e Saúde pelo Ministério da Saúde.
1991 Criação oficial do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) pelo Ministério da Saúde.
1994 – Realização do estudo “Avaliação Qualitativa do PACS”; criação do Programa Saúde da Família; primeiro documento oficial “Programa Saúde da Família: dentro de casa”; e criação de procedimentos vinculados ao PSF e ao PACS na tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS); a população coberta pelo PSF era em torno de 1 milhão de pessoas.
1996 Legalização da Norma Operacional Básica (NOB 01/96) para definição de um novo modelo de financiamento para a atenção básica à saúde.
1997 – Lançamento do Reforsus, um projeto de financiamento para impulsionar a implantação dos Pólos de Capacitação, Formação e Educação Permanente de Recursos Humanos para Saúde da Família; publicação de um segundo documento oficial “PSF: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial”, dirigido aos gestores e trabalhadores do SUS e instituições de ensino; PACS e PSF são incluídos na agenda de prioridade da Política de Saúde; publicação da Portaria MS/GM nº. 1882, criando o Piso de Atenção Básica (PAB), e da portaria MS/GM nº. 1886, com as normais de funcionamento do PSF e do PACS.
1998 O PSF passa a ser considerado estratégia estruturante da organização do SUS; início da transferência dos incentivos financeiros fundo a fundo destinados ao PSF e ao PACS, do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde; primeiro grande evento: “I Seminário de Experiências Internacionais em Saúde da Família”; edição do “Manual para a Organização da Atenção Básica”, que ser serviu como importante respaldo organizacional para o PSF; definição, pela primeira vez, de orçamento próprio para o PSF, estabelecido no Plano Plurianual.
1999 — Realização do 1º Pacto da Atenção Básica e do segundo grande evento, “I Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família — construindo um novo modelo”; realização do estudo “Avaliação da implantação e funcionamento do Programa Saúde da Família”; edição da Portaria nº. 1.329, que estabelece as faixas de incentivo ao PSF por cobertura populacional.
2000 — Criação do Departamento de Atenção Básica para consolidar a Estratégia de Saúde da Família; publicação dos Indicadores 1999 do Sistema de Informação da Atenção Básica; a população atendida alcança o percentual de 20% da população brasileira.
2001 — Edição da “Norma Operacional da Assistência à Saúde — NOAS/01”, ênfase na qualificação da atenção básica; realização de um terceiro evento, “II Seminário Internacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família”; apoio à entrega de medicamentos básicos às Equipe de Saúde da Família (ESF); incorporação das ações de saúde bucal ao PSF; realização da primeira fase do estudo “Monitoramento das equipes de Saúde da Família no Brasil”.
2002 — Realização de um quarto evento: “PSF — A saúde mais perto de 50 milhões de brasileiros” e da segunda fase do estudo “Monitoramento das equipes de Saúde da Família no Brasil”; A população coberta pelo PSF ultrapassa os 50 milhões de pessoas.
2003 — Início da execução do Programa de Expansão e Consolidação da Estratégia de Saúde da Família (Proesf), cuja proposta inicial era a ampliação do programa em municípios de grande porte, ou seja, com mais de 100 mil habitantes, e publicação dos Indicadores 2000, 2001 e 2002 do Sistema de Informação da Atenção Básica.
2006 — Considerando a expansão do PSF, que se consolidou como estratégia prioritária para reorganização da atenção básica no Brasil e primeiro nível da atenção à saúde no SUS, o Ministério da Saúde publicou a Portaria Nº 648, de 28 de Março de 2006 e outras de importância.






quinta-feira, 23 de junho de 2011

SAMU 192, FALTA POUCO!!!

SAMU DE IPIAÚ,FALTA POUCO!!! 


Mais um importante passo acaba de ser dado pela prefeitura de Ipiaú, rumo à concretização do sonho de ver o SAMU funcionando, o mais rápido possível, com realização do curso de Capacitação dos profissionais que trabalharão no SAMU 192-Base de Ipiaú ,que teve início na tarde de terça-feira(21) e que termina na próxima terça-feira(28), quando estará nesta cidade o médico e coordenador regional do SAMU, que oficializara o funcionamento.
O prefeito Deraldino Araújo e a secretária de Saúde, Jamine Barros afirmam que todos os esforços continuam sendo feitos no sentido de por o SAMU para funcionar e prestar os seus relevantes serviços à comunidade ipiauense, que acompanha com otimismo e alegria o grande momento por que passa o município em termos administrativos.



quarta-feira, 22 de junho de 2011

      URGENTE - CONVOCAÇÃO GERAL
                                                               

     CONVOCAÇÃO GERAL 
                                      
A CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, por intermédio de sua Diretora Presidente, vem por meio desta CONVOCAR, todos os ACS e ACE do País para participarem da “MOBILIZAÇÃO NACIONAL A FAVOR DA APROVAÇÃO JÁ DO PISO SALARIAL NACIONAL DOS ACS E ACE”, se fazendo presentes nos dias 05 e 06 de Julho na Câmara de Deputados, Anexo II, a partir das 08:00 horas da manhã do dia 05/07, a fim de acompanhar as reuniões e debates para votação do Projeto de Lei que regulamenta o Piso Salarial, principalmente em Audiência Pública que se realizará no dia 05/07, no Anexo II da Câmara de Deputado, onde estão convidados, além das representantes da CONACS os representantes do Ministério da Saúde, dos Secretários Municipais de Saúde, dos Secretários Estaduais de Saúde, Casa Civil, e Ministério do Planejamento.
A presença e participação de todas as Federações filiadas à CONACS, sindicatos da categoria e simpatizantes da causa, será fundamental para a conquista dos nossos objetivos de aprovação do Piso Salarial Nacional.
É de igual forma fundamental que todos os colegas ACS e ACE, independentemente de serem ou não filiados a alguma Federação ou Sindicato da categoria se mobilizem e mandem seus representantes.

OBS: Em tempo, informamos que a CONACS não se responsabilizará pela estadia e alimentação dos participantes da mobilização em Brasília, porém se coloca a disposição para auxiliar com informações e orientações a todos que quiserem participar da mobilização.
Sem mais para o momento e certa de contar com a presença e participação de todos, envio votos de amizade e apreço.

A União faz a força!



Ruth Brilhante de Souza
Presidente da CONACS
Contatos:
conacs@hotmail.com
Fone/fax: 062 3225-6975 ou 62 9949-8365









 ARMADILHAS NO MEIO DO CAMINHO! 

A reunião da Comissão Especial foi realizada sob muita apreensão,e o que parecia ser mais um dia de trabalho em rumo a regulamentação, revelou verdadeiras armadilhas!
Já era previsto a dificuldade em conseguir quorum para a reunião da Comissão, isso devido ao feriado de Corpus Cristis e as festas de juninas. Mas ainda assim, mais de 14 parlamentares registraram presença na Comissão Especial dos ACS e ACE.
Na pauta estavam assuntos já acertados com a CONACS, como por exemplo a Audiência Pública para o dia 05/07, contudo, para surpresa de todos os presentes o Requerimento 02/11, de autoria do Dep Andre Moura, suplente do PSC de Sergipe se revelou uma verdadeira armadilha para a categoria, uma vez que nele sujere a realização de audiência pública com o presidente da FUNASA, a fim de ser discutido os direitos dos 5.356 agentes da FUNASA do Estado do Rio de Janeiro, assunto totalmente incompatível com a discussão do Piso Salarial dos ACS e ACE do restante do País. E para quem acompanhou os trabalhos da CONACS em 2010 sabe o quanto foi desgastante os conflitos com os representantes desses profissioanis, tendo episódios de ameaças físicas a membros da CONACS inclusive.
Dessa forma, é válido o alerta para que cada parlamentar membro da Comissão Especial, saiba exatamente quem são os enteressados em seu trabalho na Comissão, e Ruth Brilhante faz um alerta aos ACS e ACE: "... mais uma vez quero pedir aos meus colegas de todo o País que fiscalizem o trabalho de seus deputados, vejam se ele está participando ativamente, se está defendendo nossos interesses e aproximem-se dele aí no seu Estado, na sua cidade, e digam que contam com ele para aprovar o Piso Salarial Nacional! "
Veja a lista dos Deputados que marcaram presença na Comissão Especial nessa terça-feira 21/06


João Campos (PSDB/GO)

Jorge Pinheiro (PRB/GO)

Pedro Chaves (PMDB/GO)

Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE)

Domingos Dutra (PT/MA)

Ribamar Alves (PSB/MA)

Valtenir Pereira (PSB/MT)

Benjamim Maranhão (PMDB/PB)

Carmem Zanotto (PPS/SC)

Jô Morais (PC do B/MG)

Osmar Terra (PMDB/RS)

Mendonça Prado (DEM/SE)

Romero Rodrigues (PSDB/PB)

Ságuas Moraes (PT/MT)

Andre Moura (PSC/SE)

Dr. Jorge Silva (PDT/ES)

Erika Kokai (PT/DF)








ANIVERSARIANTE DO DIA


ESTÁ ANIVERSARIANDO HOJE AQUELA QUE É UMA GRANDE: FILHA, ESPOSA MÃE, COLEGA, AMIGA E COMPANHEIRA. QUE DEUS POSSA CONDUZIR SEMPRE SEUS PASSOS E LHE DÊ FORÇA E SAÚDE PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVO.

PARABÉNS

EQUIPE DO BLOG A VOZ DO ACS

segunda-feira, 20 de junho de 2011

FESTA JUNINA DA AACSI 2011 FOI UM SUCESSO







quinta-feira, 16 de junho de 2011


Todas as crianças de zero a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil. A meta é vacinar pelo menos 95% das 14.148.182 crianças nessa faixa etária, em todo o Brasil. A segunda fase da campanha será no dia 13 de agosto, quando meninos e meninas dessa idade devem ser novamente levados aos postos, para tomar mais duas gotinhas.
A convocação dos pais e dos responsáveis para levar as crianças aos postos de vacinação começou no último domingo, por meio da campanha publicitária veiculada nos principais meios de comunicação do país. O Ministério da Saúde investiu R$ 46,6 milhões na compra e distribuição das vacinas a serem usadas nas duas etapas da campanha nacional. Além disso, transferiu R$ 20,2 milhões às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, para organizarem a campanha. Ao todo, o Ministério da Saúde enviou 21.665.465 doses para todos os estados e o Distrito Federal (confira a tabela 1).
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.



Bahia prorroga campanha de vacinação contra gripe 


A Secretaria de Saúde da Bahia decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra gripe no estado. Agora, seguindo orientação do governo federal, a vacinação vai até 27 de maio.
O Ministério da Saúde recomendou que estados e municípios dessem continuidade à campanha para cumprir a meta de imunizar 80% do público-alvo. Na semana passada, 19 estados e o Distrito Federal já haviam anunciado a prorrogação. A maioria vai até o final desta semana.
Na Bahia, o objetivo é vacinar 2,4 milhões de pessoas. Até esta quarta-feira (18), quase 1,5 milhão já foi imunizada. Em todo País, a meta é imunizar cerca de 24 milhões de pessoas. No dia 13, último dia da campanha nacional, cerca de 60% já havia sido vacinada, conforme balanço do ministério.
Devem se vacinar crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes, indígenas, idosos e profissionais de saúde. A vacina protege contra os vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2010, entre eles o Influenza H1N1, responsável pela influenza A (H1N1) - gripe suína. A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo ou apresentou reações a doses anteriores da vacina contra gripe.


Fonte:

Agência Brasil




 A formação dos Agentes Comunitários de Saúde             



 Dentre as atribuições dos ACS definidas pelo

Ministério da Saúde (MS), duas merecem uma

atenção especial quando se discute a formação

desses profissionais. A primeira, afirma que os

ACS devem “orientar as famílias para a utilização

adequada dos serviços de saúde” e a segunda,

salienta que eles devem “informar os demais

membros da equipe de saúde acerca da dinâmica

social da comunidade, suas disponibilidades

e necessidades” (MS, 1998:18). Curiosamente,

nessas duas atribuições pode-se identificar

o movimento bi-direcional dos agentes,

aqueles que, de um lado, informam à população

“modos de fazer” estabelecidos pelo sistema

médico oficial e que, de outro lado, munem

os profissionais de saúde de elementos chaves

para a compreensão dos problemas de saúde

das famílias e das necessidades da população. 
                                           O agente comunitário de saúde:
                                           construção da identidade desse
                                           personagem híbrido e polifônico 
 


O presente artigo analisa o processo de construção de identidade dos agentes comunitários

de saúde (ACS) a partir de sua inserção na equipe do Programa de Saúde da Família e da

interação com os moradores dos bairros onde atuam. Destacaremos dessa análise especialmente

os aspectos que dizem respeito aos conflitos de interpretações, as relações de poder que se estabelecem

entre os usuários do programa na construção identitária do ACS a partir de três perspectivas:

aquela que vem inscrita na formação oficial desses agentes, aquela produzida pelo próprio

agente acerca de si mesmo e da sua prática e aquela veiculada pela comunidade. Pode-se dizer

que o fato de ser o ACS uma pessoa que convive com a realidade e as práticas de saúde do bairro

onde mora e trabalha, e ser formado a partir de referenciais biomédicos, faz deste um ator que

veicula as contradições e, ao mesmo tempo, a possibilidade de um diálogo profundo entre esses

dois saberes e práticas.

Palavras-chave Agente Comunitário de Saúde; Redes Comunitárias; Serviços de Saúde; Programa

Saúde da Família

quarta-feira, 15 de junho de 2011

AGENDA POSITIVA


Após a reunião dessa terça-feira (14/06), a pedido do Relator Dep. Domingos Dutra, foi realizada agora pela manhã reunião para apresentar proposta da Agenda da Comissão Especial.
Na próxima semana, a Comissão Especial deverá votar os requerimentos apresentados e ainda uma agenda de reuniões da Comissão Especial junto ao Governo Federal.
Participaram da reunião de hoje além do Deputado Domingos Dutra (PT/MA), o Deputado Valtenir Pereira (PSB/MT), a Presidente da CONACS Ruth Brilhante, o diretor da CONACS Edvan Viana (MA) e a Assessora Jurídica da CONACS, Dra. Elane Alves.
Alguns encaminhamentos foram dados, sendo um dos principais é a definição de Audiência Pública para o dia 05 de julho, com a presença de representante da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), do CONASEMS (Conselho Nacional dos Secretários Muncipais de Saúde), Ministério do Planejamento e da CONACS.
Até a realização da Audiência Pública a Comissão Especial deverá fazer uma Agenda Positiva com reuniões em vários Ministérios do Governo Federal, e a expectativa é que seja aproveitado todo o trabalho realizado no ano de 2010, sendo inclusive utilizado como ponto de partida o Relatório da Deputada Fátima Bezerra (PT/RN) que não chegou a ser apresentado na Legislatura passada.
Outra informação relevante é que, o relator Domingos Dutra (PT/MA) se comprometeu em fazer o possível para cumprir o prazo para entrega do relatório, parzo esse que deverá se encerrar até a segunda semana de julho.
A CONACS, ficou muito feliz com a iniciativa do Deputado relator, em provocar a reunião de hoje, e segundo a Assessora Jurídica da CONACS, "... o Deputado Domingos Dutra demonstrou total sintonia com a categoria, e me chamou muito a atenção a sua organização e comprometimento com a resolução das negociações junto ao Governo Federal"

GRATA SURPRESA

Outra grata supresa foi a participação da Deputada Fátima Bezerra (PT/RN) na Comissão Especial. O PT ao indicar seus membros da Comissão Especial, deixou de fora a relatora do Piso Salarial dos ACS e ACE do ano passdo.
Contudo, no dia de ontem o Deputado Jorge Pinheiro (PRB/GO), articulou junto a liderança de seu partido PRB, que atendeu ao pedido da liderança do PT e da CONACS, cedendo a vaga de suplência do PRB na Comissão Especial para a indicação da Deputada Fátima Bezerra (PT/RN).



MAIS UM PASSO A FRENTE  

14/06

Nada é fácil para a categoria, mas com toda dificuldade, foi vencida mais uma batalha na luta pela Regulamenação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE.

Nessa terça-feira, mais uma vez a CONACS fez a diferença nos rumos das articulações para o andamento da Comissão Especial. De início, a reunião da Comissão Especial estava marcada para às 14h no plenário 11 das Comissões, sem mais nem porque a reunião foi transferida para às 17:00h. Assim toda a articulação dos parlamentares teve que ser refeita, trabalho realizado pelos ACS e ACE do Estado de Goiás, que compareceram a convocação da FEGACS (Federação Goiana dos ACS e ACE) também presidida por Ruth Brilhante.

Depois de idas e vindas, a reunião da Comissão Especial acabou sendo realizada no Plenário 12, que ficou lotado com mais de 200 ACS e ACE, e como primeiro ato da Comissão foi realizada a Eleição dos membros da diretoria.

A Presidente da CONACS, Ruth Brilhante fez um desabafo: "...Que sufoco ... toda vez é assim, mas mais uma vez nós vencemos e eu gostaria que os meus colegas de cada Estado nos ajudasse cobrando de seus Parlamentares mais compromisso com os trabalhos da nossa Comissão"

Ruth se referiu ao fato de que por muito pouco não foi possível se quer fazer a votação da diretoria da Comissão por falta de parlamentares! E mais uma vez registramos a ausência de parlamentares importantes como o Deputados Benjamim Maranhão (PMDB/PB), eleito presidente da Comissão Especial, conforme indicação do Líder do PMDB Dep. Henrique Eduardo.

Foram eleitos como Presidente: Dep. Benjamim Maranhão (PMDB/PB), 1º Vice-Presidente: Dep. Osmar Terra (PMDB/RS); 2º Vice-presidente: Dep. Valtenir Pereira (PSB/MT) e 3º Vice-presidente: Dep. Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE). Como Relator foi confirmado a indicação do PT Dep. Domingos Dutra (PT/MA).

A lista dos Deputados presentes na reunião da Comissão Especial no momento da votação segue abaixo, e conforme apelo da Presidente da CONACS, reforçamos o pedido para os ACS e ACE se aproximem em suas bases dos parlamentares membros da Comissão Especial, e consiga dos mesmos o comprometimento de priorizar os trabalhos da Comissão Especial dos ACS e ACE.

LISTA DOS DEPUTADOS PRESENTES NA REUNIÃO DA COMISSÃO ESPECIAL NO MOMENTO DA VOTAÇÃO DE 14/06



Nº DEPUTADO PARTIDO/UF

01 Carnen Zanotto PPS/SC

02 Geraldo Resende PMDB/MS

03 Jânio Natal PRP/BA

04 Jô Moraes PC do B/MG

05 Jorge Pinheiro PRB/GO

06 Josias Gomes PT/BA

07 Mendonça Prado DEM/SE

08 Osmar Terra PMDB/RS

09 Padre Ton PT/RO

10 Pedro chaves PMDB/GO

11 Raimundo Gomes de Matos PSDB/GO

12 Robeto Britto PP/BA

13 Ságuas Moraes PT/MT

14 Valtenir Pereira PSB/MT











quinta-feira, 9 de junho de 2011



Atribuições específicas do Agente Comunitário de Saúde


Atribuições específicas do Agente Comunitário de SaúdeAgente Comunitário de Saúde (ACS) mora na comunidade e está vinculado à USF que atende a comunidade. Ele faz parte do time da Saúde da Família! Quem é o agente comunitário? È alguém que se destaca na comunidade, pela capacidade de se comunicar com as pessoas, pela liderança natural que exerce. O ACS funciona como elo entre o programa e a comunidade. Está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe. É também um elo cultural, que dá mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber popular.
O seu trabalho é feito nos domicílios de sua área de abrangência. As atribuições específicas do ACS são as seguintes:
1. Realizar mapeamento de sua área; 2. Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; 3. Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; 4. Identificar área de risco; 5. Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontólogico, quando necessário; 6. Realizar ações e atividades, no nível de suas competências, na áreas prioritárias da Atenção Básicas; 7. Realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; 8. Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das família acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco; 9. Desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças; 10. Promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras; 11. Traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites; 12. Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela equipe.



terça-feira, 7 de junho de 2011

Vacinação contra a poliomielite será nos dias 18 de junho e 13 de agosto

Meta é vacinar 95% das 13,44 milhões de crianças entre 0 e 5 anos.
Campanha da vacinação terá 115 mil postos abertos nos dois dias.


A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite será realizada nos dias 18 de junho e 13 de agosto, segundo anunciou nesta terça-feira (7) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo Padilha, a meta é vacinar 95% das 13,44 milhões de crianças entre 0 e 5 anos, durante as datas em que serão aplicadas as duas doses da imunização.
Neste ano, crianças que ainda não tomaram a segunda dose da vacinação contra a gripe influenza também poderão ser imunizadas durante a campanha contra a poliomielite. Segundo o ministério, serão investidos R$ 42 milhões na campanha, sendo que R$ 22 milhões foram aplicados somente na compra das vacinas. Nos dias de mobilização haverá 115 mil postos abertos das 8h às 17h.

"Só nestas datas são abertos 115 mil postos de vacinação no Brasil. É quase cinco vezes mais do que o habitual. Aquelas crianças que se vacinaram para Influenza e precisam da segunda dose, por exemplo, a receberão no mesmo dia ou poderão agendar", lembrou o ministro.

A coordenadora nacional de programas de imunização, Carla Domingues, lembra que quem perder a data da campanha poderá receber uma das duas doses nos postos de saúde em outros dias. "A vacina contra a poliomielite é oferecida normalmente nos postos. Se a mãe não puder levar nesse dia, na semana seguinte a família deve levar a criança para ser vacinada. O importante é garantir que todas as crianças sejam vacinadas no mesmo período", disse a coordenadora nacional de programas de imunização.

Doença
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral e, na maioria das vezes, não é letal. Em geral, o doente adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Brasil sem poliomielite
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite.

No entanto, segundo a pasta, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação. A doença ainda é comum em alguns países africanos e asiáticos.

Sarampo
Os dias de mobilização para vacinação contra poliomielite também serão aproveitados para imunização contra o sarampo em alguns estados. No dia 18 de junho, a vacinação ocorrerá em São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco e Alagoas. A escolha foi feita pelo ministério levando em consideração os estados com maior população, mais turistas ou menor cobertura de vacinação contra a doença.

Os outros estados terão a vacinação no dia 13 de agosto. A expectativa do ministério é vacinar 17 milhões de crianças entre um e sete anos contra o sarampo. "Para maiores de sete anos, até 39 anos, que vão viajar para Europa, onde houve um surto, nossa recomendação é que reforce a vacinação contra o sarampo, mas fora dos dias de mobilização", afirmou o ministro.


MUDANÇA DE PONTO DE ÔNIBUS DARÁ MAIS SEGURANÇA À POPULAÇÃO



Atendendo solicitação da comunidade e ao mesmo tempo promovendo uma maior dinamização do tráfego da cidade, a Prefeitura de Ipiaú, através da diretoria de Transporte transferirá nesta quinta-feira dia 9 o ponto de embarque e desembarque de ônibus intermunicipais na subida da rua Tomé de Souza, onde antigamente funcionou o Café 50, para a praça Cinquentenário, depois do ponto de taxi.
De acordo com a Diretoria de Transportes da PMI, a mudança do local do ponto de parada dos ônibus, além de dar mais segurança aos passageiros e transeuntes, também contribuirá para tornar o tráfego mais fluente no local, um dos mais movimentados da cidade.



ASCOM Assessoria de Comunicação de Ipiaú





segunda-feira, 6 de junho de 2011


 Tratamento do HIV atinge 6,6 milhões de pessoas em países de média e baixa renda


Novas estratégias lançadas pela OMS contra o HIV pretendem impulsionar mais progressos de saúde entre os anos de 2011-2015 

Reunião do painel Innovation and New Technologies em 9 de junho de 2011 em Nova York 

Cerca de 6,6 milhões de pessoas em países de média e baixa renda receberam a terapia antirretroviral para HIV no final de 2010. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) este avanço representa o maior aumento anual do número de pessoas com acesso ao tratamento (1,4 milhões a mais que há um ano), mas a maioria das pessoas ainda está sem assistência.
"As estimativas são um novo e impressionante marco na resposta da saúde pública para o HIV, que começou 30 anos atrás", disse Margaret Chan, Diretora Geral da OMS. "Mas temos muito a fazer para alcançar a meta de acesso universal. Precisamos de mais inovação contra o HIV, incluindo a prevenção mais simples e mais acessível e abordagens de tratamento para todos aqueles que precisam."
Os novos cálculos do combate ao HIV mostram um aumento de 16 vezes no número de pessoas que recebem tratamento antiretroviral (TARV) entre 2003 e 2010. Fechar a lacuna restante é um tema central da Estratégia Global do Setor de Saúde sobre o HIV / AIDS para 2011-2015 da OMS.
" Inovação em encontrar formas mais ideais para oferecer serviços contra o HIV é fundamental. Por exemplo, ligando o HIV com outros serviços de saúde como a saúde materno-infantil, tuberculose, dependência de drogas e cuidados primários, irá aumentar a cobertura das intervenções de HIV e também alcançar resultados mais amplos de saúde" , disse Gottfried Hirnschall, Diretor do Departamento de HIV / AIDS da OMS.
A Estratégia Global do Setor da Saúde sobre o HIV / AIDS para 2011-2015 vai orientar as ações de seus membros e países para reforçarem sistemas de saúde e violações dos direitos de saúde que estão impedindo o acesso à prevenção, tratamento, cuidados e serviços da OMS.